Empreendedorismo

NIO entrará no mercado de sedãs e poderá ter financiamento independente, diz executivo

Financiamento independente
fonte da imagem: Fangzhe/Xinhua

Durante uma teleconferência de apresentação de resultados do terceiro trimestre, o presidente e CEO da NIO, Li Bin, falou sobre os planos da empresa. “Vamos abrir os pacotes de bateria e estações de troca de baterias da marca de mercado de massa para parceiros colaboradores. Atualmente, o negócio de estações de carregamento está praticamente equilibrado em termos de lucros e perdas. A longo prazo, o modelo de troca de bateria também é capaz de ser lucrativo. Há investidores interessados em financiamento independente para a NIO Power, e não descartamos a possibilidade de financiamento independente”, disse.

O executivo afirmou que as montadoras que colaboram com a NIO na troca de baterias desenvolverão modelos com base nos pacotes de bateria da marca de mercado de massa da NIO. Isso exigirá alguma modificação no chassi, mas os custos de desenvolvimento não serão especialmente altos, embora exijam um certo período de tempo.

Nas últimas semanas, a NIO firmou parcerias com a Changan e a Geely na área de troca de baterias para carros elétricos, e a NIO ainda está em negociações em andamento com várias outras montadoras no quesito na cooperação nesse campo. Com a expansão das parcerias, espera-se que o negócio de troca da NIO cresça, reduzindo os custos operacionais.

No entanto, alguns usuários da NIO expressaram preocupações nas redes sociais sobre uma possível queda na experiência de serviço da troca de bateria com veículos elétricos das outras montadoras ingressando no sistema de troca de baterias. De acordo com informações da teleconferência, o sistema de troca da NIO será dividido em redes dedicadas e compartilhadas. A rede dedicada será para uso exclusivo dos veículos da NIO, enquanto a rede compartilhada será acessível e liberada aos veículos da NIO, da Alps e das outras marcas.

O segundo projeto da marca, o projeto Alps, será implementado em conjunto com a rede compartilhada de troca. O primeiro modelo do projeto Alps concluiu a fase de produção experimental e deve ser lançado oficialmente no primeiro semestre de 2024. Em termos de vendas, o Alps estabelecerá lojas independentes, mas compartilhará redes de serviços com a marca NIO.

Além do projeto Alps voltado para o mercado de massa, a NIO planeja lançar um produto emblemático no lançamento Nio Day deste ano. De acordo com fontes internas, o carro, possivelmente chamado ET9, é um carro posicionado no valor de venda que é por volta de um milhão de yuans. Embora ainda não tenha entrado na fase de veículo protótipo, pode haver uma exposição física no NIO Day.

Em relação à fabricação, o anúncio durante a reunião de apresentação de resultados financeiros revelou que a NIO adquiriu equipamentos de produção e ativos da JAC Motors para as primeiras e segundas bases avançadas de fabricação. Essas bases estão atualmente produzindo todos os produtos da NIO. Analistas sugerem que essa aquisição encerrará o modelo OEM (Fabricante Original do Equipamento) da NIO.

Li Bin explicou os benefícios da fabricação independente do ponto de vista do custo, indicando uma potencial redução de 10% nos custos de fabricação. Além das reduções de custos na fabricação, desde novembro, a NIO implementou medidas como demissões e ajustes organizacionais, visando uma melhor eficiência custo-benefício.

No início de novembro, a NIO iniciou a otimização organizacional, fundindo departamentos e posições redundantes, reformando fluxos de trabalho internos ineficientes e cancelando posições ineficazes. Em projetos específicos, iniciativas que não contribuam para o desempenho financeiro nos próximos três anos serão adiadas ou cortadas.

No entanto, a otimização organizacional e as demissões na NIO não afetaram diretamente os terminais de venda. Melhorar as capacidades e eficiência de vendas é um projeto de alta prioridade no plano operacional de dois anos da empresa. Li Bin mencionou que atualmente existem cerca de 5.700 consultores de vendas da NIO, dentro desse número de consultores, mais de 3.000 foram recém-contratados. Formar capacidades de vendas levará algum tempo, e serão desenvolvidos mecanismos de avaliação mais eficientes para impulsionar as vendas. Além disso, a NIO não participará cegamente de guerras de preços e manterá os preços dos produtos estáveis.

Em relação ao desenvolvimento do mercado em 2024, Li Bin acredita que este ano verão principalmente usuários de veículos que tem carros de combustão com valores na faixa de RMB 200,000 a RMB 300,000 de preço fazendo a transição para veículos totalmente elétricos, e no próximo ano haverá uma aceleração na conversão de carros de combustão para veículos totalmente elétricos no mercado de carros de alto padrão.

Fonte: yicai.com
Imagem principal: Fangzhe/Xinhua