Matéria publicada originalmente no dia 01 de setembro de 2022
Se tornou comum nos últimos meses empresas de videogames comprando umas às outras. Apenas algumas horas depois de informar que a Tencent e a Sony fizeram um investimento conjunto para adquirir uma parte importante da From Software, a gigante chinesa NetEase informou a compra da francesa Quantic Dream.
A desenvolvedora Quantic Dream foi adquirida pela NetEase por uma quantia não revelada. Anteriormente, a NetEase assumiu uma participação minoritária na Quantic Dream em 2019, e agora assumiu a propriedade total da desenvolvedora.
O estúdio baseado em Paris, famoso por títulos como Heavy Rain e Detroit: Become Human, continuará a operar independentemente sob a liderança de David Cage e Guillaume de Fondaumière.
A NetEase é a segunda maior editora de jogos da China, depois da Tencent, e como sua rival, tem procurado expandir suas operações de jogos no exterior. Isto se deve em parte a problemas contínuos com o órgão regulador nacional da China, que aprova licenças para que as empresas de jogos vendam seus títulos na China. Como NetEase e Tencent têm tido problemas para obter a aprovação de seus títulos, as empresas têm procurado mercados internacionais para promover seu crescimento.
A NetEase obtém cerca de 10% de suas receitas do exterior, em comparação com cerca de um quarto para a Tencent. Mas a segunda maior empresa de jogos da China tem como objetivo aumentar isso.
A Tencent também tem sido constrangida pelas autoridades chinesas, já que políticas como o toque de recolher para menores de idade, além de congelamentos regulatórios, têm impedido o crescimento. Há rumores de que a Tencent está envolvida em conversações para adquirir ou aumentar o investimento na editora francesa Ubisoft. A Tencent tem atualmente participações minoritárias na Ubisoft, bem como na Activision Blizzard.
Quanto à NetEase, a compra da Quantic Dream lhes dá uma visão melhor do mercado ocidental de videogames triple-A, enquanto o estúdio francês pode continuar a desenvolver jogos em todas as plataformas e apoiar e publicar títulos desenvolvidos por terceiros.
Somente este ano, a NetEase montou estúdios de jogos no Japão e nos Estados Unidos.
Entretanto, vale a pena notar que a NetEase – que opera na Nasdaq com um atual limite de mercado de mais de 57 bilhões de dólares – fez um investimento minoritário não revelado no Quantic Dream em 2019.
A NetEase também investiu US$ 100 milhões na empresa americana de videogames Bungie, em 2018, embora a Sony tenha tirado a Bungie do menu quando ela entrou em cena para adquirir a empresa em um negócio de US$ 3,6 bilhões que foi fechado no mês passado.
Regulação do mercado de games na China
O impulso internacional da NetEase vem enquanto os reguladores na China continuam a examinar o mercado de jogos, embora haja sinais de alguma flexibilização. No ano passado, as autoridades restringiram a quantidade de tempo que os menores de 18 anos podiam jogar jogos online e congelaram a aprovação de novos títulos. Na China, os jogos precisam da luz verde dos reguladores para serem liberados e monetizados. Essas aprovações foram reiniciadas em abril.
A NetEase também é a editora dos jogos da Blizzard Entertainment, incluindo Diablo: Imortal e World of Warcraft, na China. O gigante da internet recentemente fez investimentos em um novo estúdio do ex-desenhista dos Estúdios de Jogos Bethesda Jeff Gardiner e do ex-aluno da Obsidian Entertainment Charlie Staples, e recentemente contratou o ex-criador de jogos Toshihiro Nagoshi da fama Yakuza e ex-produtor da Capcom Hiroyuki Kobayashi.
Globalizando
Os recentes movimentos da NetEase para abrir seu primeiro estúdio nos EUA refletem as crescentes ambições das empresas de jogos chinesas de construir uma presença física no exterior, passando de uma era de financiamento e licenciamento de seus pares estrangeiros.
Impulsionados pelo dinheiro ganho em duas décadas de crescimento agressivo até a recente retração da indústria, os gigantes de games chineses têm adquirido ações de estúdios estrangeiros ou comprando-os.
Com a compra do Quantic Dream, resta saber se a NetEase estenderá sua presença interna à Europa como fez com os EUA, onde agora tem uma equipe de desenvolvimento e publicação. A Tencent já se expandiu abrindo um punhado de filiais no exterior para seus lucrativos estúdios TiMi e Lightspeed.
A era das grandes compras
O ano 2022 será lembrado, entre outras coisas, pelas notícias de que a Microsoft comprou a Activision Blizzard, o gigante por trás do Diablo e Call of Duty, entre dezenas de estúdios, sagas e jogos. Um negócio no valor de quase 70 bilhões de dólares ainda não foi totalmente concluído, devido à necessidade de várias agências e partes de o setor aprovar a aquisição.
E ainda esta manhã, sem aviso prévio, testemunhamos como a Tencent e a Sony Interactive Entertainment tiraram 16,3% e 14,1% da Software, respectivamente. Um estúdio conhecido por todos pela saga Dark Souls, entre outros títulos tão aclamados como Bloodborne e Elden Ring.
Fonte: Yicai