O “Shenzhen”, maior navio transportador de veículos do mundo já em operação e fabricado de forma independente pela China, iniciou sua primeira viagem de exportação na noite de 27 de abril, no horário local. A embarcação, da montadora chinesa BYD, partiu do Porto de Taicang, em Jiangsu, transportando mais de 7.000 veículos elétricos rumo ao Porto de Itajaí, no Brasil. A viagem deve durar pouco mais de 30 dias.
A BYD é uma das principais fabricantes chinesas de veículos elétricos. Especialistas afirmam que a partida do “Shenzhen” marca a aceleração da chamada era da “auto-logística” das montadoras chinesas.
Construído por um estaleiro do China Merchants Group, o “Shenzhen” possui capacidade para transportar até 9.200 veículos padrão. Este é o quarto navio especializado da BYD, sendo que os três anteriores também foram fabricados na China.
Segundo Wang Junbao, gerente geral da Divisão de Negócios Corporativos da BYD, a entrega do “Shenzhen” é um passo estratégico para a expansão internacional da empresa. “Ele não é apenas um navio, mas uma ‘ponte marítima’ que conecta a inteligência da fabricação chinesa ao mercado global, permitindo que consumidores de todo o mundo desfrutem dos avanços tecnológicos da China”, afirmou.
De acordo com dados da Administração Geral de Alfândegas da China, em 2024 o volume de exportação de veículos chineses ultrapassou a marca de 6,4 milhões de unidades, consolidando a liderança global do país pelo segundo ano consecutivo. Apesar disso, mais de 700 navios especializados em transporte marítimo de veículos estão atualmente sob controle de empresas da Europa, Japão e Coreia do Sul. A participação chinesa representa apenas 2,63% da capacidade mundial, o que evidencia a defasagem entre o volume de exportação e a infraestrutura logística do país.
Nos últimos anos, montadoras chinesas como BYD, Chery e SAIC vêm investindo na formação de suas próprias frotas. Em janeiro de 2023, a Guangzhou Shipyard International anunciou a venda de dois navios movidos a combustível duplo para a BYD. Pouco depois, a Chery também anunciou a criação de sua frota, enquanto a Anji Logistics, subsidiária da SAIC, encomendou diversos navios transportadores de grande porte ao estaleiro Jiangnan Shipyard.
No primeiro trimestre de 2025, os navios roll-on/roll-off da BYD transportaram mais de 25.000 veículos elétricos para o exterior. Atualmente, os carros elétricos da BYD estão presentes em mais de 100 países e regiões.
Especialistas do setor destacam que o custo do transporte marítimo influencia diretamente o preço final dos veículos. A posse de frotas próprias, apontam, proporciona às montadoras chinesas mais autonomia e poder de negociação.
Segundo Xie Xiaowen, membro do Comitê de Especialistas da Associação de Transporte da China, “a corrida das montadoras para adquirir navios e expandir sua presença no exterior é um reflexo do crescimento contínuo e da internacionalização da indústria automobilística chinesa”. Xie ressalta que possuir frotas próprias contribui para a estabilidade das exportações, a redução dos custos de transporte e a garantia de entregas pontuais aos clientes internacionais.
Fonte: news.cn
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