Na tarde de 27 de fevereiro, uma aeronave eVTOL (táxi aéreo elétrico) de cinco lugares, chamada Shengshilong, desenvolvida pela Autoflight, decolou do Porto de Cruzeiros de Shekou, em Shenzhen, e voou sobre o mar até o Porto de Jiuzhou, em Zhuhai, pousando suavemente, encurtando a viagem terrestre de 2,5-3 horas para 20 minutos.
Esta é a primeira demonstração pública de voo da rota de aeronaves eVTOL elétricas de decolagem e aterrissagem vertical transoceânicas e interurbanas do mundo. Ela atravessou a Baía de Hong Kong e Macau, conectando as duas cidades importantes do núcleo da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, com uma distância de voo de mais de 100 km.
A aeronave eVTOL de decolagem e aterrissagem vertical elétrica não requer aeroportos tradicionais e pistas de decolagem, decolando verticalmente como um helicóptero e mudando para o modo de voo de asa fixa no ar, voando em alta velocidade como um avião tradicional. Totalmente elétrico, seguro, ecológico, silencioso e confortável, pode ser reservado em um aplicativo móvel, realizando viagens ponto a ponto dentro da cidade e entre cidades metropolitanas, com custos de operação em escala comparáveis aos serviços de carros terrestres.
O voo bem-sucedido do eVTOL de Shenzhen a Zhuhai é uma exploração importante para a operação comercial de viagens de baixa altitude. A rota de voo é operada pela Eastern General Airlines, parceira estratégica da Autoflight, que já assinou um pedido de compra de 100 aeronaves Shengshilong.
No futuro, eles usarão o Shengshilong para operar mais rotas eVTOL, fornecendo uma nova opção para os cidadãos viajarem dentro da cidade e entre cidades metropolitanas, e fornecendo “energia aérea” para acelerar a criação do “círculo de vida de 1 hora” da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.
Durante o evento, nove empresas, incluindo Zhuhai Jiuzhou Holdings Group Co., Ltd., Zhuhai Airshow Group Co., Ltd., Shenzhen Eastern General Airlines, Autoflight, EHang Intelligent Equipment (Guangzhou) assinaram um acordo de cooperação estratégica para a economia de baixa altitude, buscando um novo modelo de desenvolvimento industrial colaborativo.
Segundo informações, a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau está apoiando e impulsionando fortemente o desenvolvimento da economia de baixa altitude, planejando abrir várias rotas e pontos de decolagem e aterrissagem eVTOL nos próximos anos. Nessa época, os cidadãos poderão “pegar um voo” como pegam um táxi hoje em dia.
Fonte: hs.china.com.cn
Imagem principal: Xinhua Global Service