A BYD, cujo valor de mercado disparou no boom de veículos de nova energia nos últimos dois anos, em 2022 irá se aventurar novamente no mercado de carros de última geração.
A BYD tem veículos elétricos para diversas faixas de preços, indo de 300 mil a 1 milhão de yuans. Em 14 de fevereiro, a Denza Automobile, que é 100% propriedade da BYD, obteve uma licença comercial e é responsável pelo lançamento de veículos elétricos entre 300 mil a 500 mil yuans.
As marcas chinesas também tentaram atingir um alto padrão no mercado de carros. Em 2010, a BYD e a Daimler estabeleceram em conjunto a Denza New Energy para criar carros 100% elétricos de alta qualidade.
Carros de alto padrão geralmente são vendidos por mais de 300 mil yuans. A BYD tem duas marcas para entrar nesse mercado, uma delas é a Denza, que será vendida entre a faixa dos 300 a 500 mil yuans; a outra é uma marca de alta qualidade recém criada, com preços entre 500 mil a 1 milhão de yuans.
Há relatos de que a BYD vem preparando modelos de ponta desde 2015. O codinome interno são os modelos “R”, incluindo modelos off-road hardcore e um grande coupé de luxo.
Nas últimas décadas, as marcas tradicionais de carros de luxo, representadas geralmente pela BMW, Mercedez-Benz e Audi, sempre tiveram a vantagem. É muito difícil perturbar o mercado de carros de luxo, mas há duas exceções: Tesla e Lexus, da Toyota.
A maior vantagem da BYD é que ela domina as principais tecnologias da nova era dos automóveis. A Blade Battery da BYD tem uma vantagem significativa na inovação em baterias, e que é 40% do custo total dos veículos elétricos, atraindo gigantes como Toyota e Daimler para parcerias.
Além disso, contando com a China, o maior mercado automobilístico do mundo, mesmo que a BYD não consiga avançar no mercado de carros de alto padrão no curto prazo, ela ainda pode melhorar sua imagem de marca, promovendo as vendas de seus principais veículos de médio porte.
Fonte: 36kr