Em uma conferência de imprensa realizada recentemente, o Ministério do Comércio da China apresentou o desenvolvimento econômico da China na primeira metade do ano, principalmente referente ao mercado de varejo online.
Em termos de mercado de varejo online da China, de janeiro a junho deste ano, as vendas atingiram 5,15 trilhões de yuans (R$ 3,93 trilhões), um aumento de 7,3% em relação ao ano anterior. A taxa de crescimento aumentou por quatro meses consecutivos, atingindo 18,6% em junho. No primeiro semestre do ano, o mercado varejista online chinês apresentou as seguintes características:
Primeiro, a escala do varejo online continua a se expandir e está desempenhando um papel cada vez mais significativo na economia. O número de usuários de compras online em todo o país aumentou 100 milhões em relação ao ano anterior, e o número de lojas nas principais plataformas de varejo online aumentou 3,8% comparado ao ano anterior.
Em segundo lugar, “festival de e-commerce + cupons de consumo” e outros métodos promocionais promoveram efetivamente o consumo. Muitos lugares na China cooperaram com plataformas de e-commerce durante os festivais de compras, como o “618”, para promover compras online.
Em terceiro lugar, as lives se tornaram um novo mecanismo para o desenvolvimento do e-commerce. Na primeira metade do ano, as lives de e-commerce ultrapassaram 10 milhões, o número de apresentadores ativos excedeu 400 mil, o número de espectadores excedeu 50 bilhões e o número de produtos lançados online excedeu 20 milhões. Os cenários abordados também estão se tornando cada vez mais diversificados, incluindo produtos industriais, marcas tradicionais, patrimônio cultural imaterial, turismo cultural e cursos de educação pública.
Além disso, o e-commerce transfronteiriço cresceu rapidamente. De janeiro a maio, o valor total das importações e exportações do varejo de e-commerce transfronteiriço atingiu 71,73 bilhões de yuans (R$ 54,77 bilhões), um aumento de 22,4% em relação ao ano anterior; dos quais importações foram de 44,17 bilhões de yuans (R$ 33,71 bilhões), um aumento de 23% em relação ao ano anterior; as exportações foram de 27,56 bilhões de yuans (R$ 21,04 bilhões), um aumento de 21,6% em relação ao ano anterior.
O e-commerce rural está contribuindo ativamente para o alívio da pobreza. Na primeira metade do ano, as vendas de varejo online rural nacional atingiram 766,85 bilhões de yuans (R$ 585,46 bilhões), um aumento de 5% em relação ao ano anterior. As vendas nacionais de produtos agrícolas no varejo online atingiram 193,77 bilhões de yuans (R$ 147,93 bilhões), um aumento de 39,7% em relação ao ano anterior.
Gao Feng, porta-voz do Ministério do também Comércio dissipou rumores sobre a retirada em larga escala de capital estrangeiro da China, relatada por alguns meios de comunicação estrangeiros, e esclareceu que uma pesquisa relevante mostrou que 99,1% das empresas de capital estrangeiro disseram que continuariam investindo e operando no país.
Leia mais: China apresenta padrão de desenvolvimento estratégico econômico de “ciclo duplo” em meio a pandemia
Fonte: Sina News