Empreendedorismo

Midea, Haier e Gree aumentam lucro líquido em mais de 10% no 1º semestre

Midea
Fonte da imagem: Denghua/ Xinhua

Três grandes fabricantes de eletrodomésticos da China – Grupo Midea, Haier Zhijia e Gree Electric – divulgaram seus relatórios semestrais, mostrando que, apesar do fraco crescimento no setor de eletrodomésticos no primeiro semestre de 2023, todos alcançaram crescimentos em volume e lucro, com lucros líquidos atribuíveis a matriz superando 10% em relação ao ano anterior.

Olhando para o desempenho da Haier em várias regiões do exterior, as receitas de vendas no mercado norte-americano foram de 391,33 bilhões de yuans, um aumento de 4,5%; o mercado europeu teve receitas de 132,78 bilhões de yuans, um aumento de 29,6%; o mercado da Austrália e Nova Zelândia teve receitas de 29,5 bilhões de yuans, uma queda de 15,5%; o mercado sul-asiático teve receitas de 59,55 bilhões de yuans, um aumento de 23,5%; o mercado do Sudeste Asiático teve receitas de 31,07 bilhões de yuans, um aumento de 6,3%; e o mercado japonês teve receitas de 19,47 bilhões de yuans, um aumento de 6%.

O Grupo Midea teve receitas no exterior de 805,36 bilhões de yuans, um aumento de 3,47%. Embora o crescimento de sua receita externa tenha sido menor do que o crescimento de sua receita interna de 11%, a margem bruta de seus negócios no exterior atingiu 25,78%, um aumento de 3,28 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Durante o primeiro semestre, o Midea continuou a impulsionar a construção de bases de produção no Brasil e México, e a nova linha de produção de máquinas de lavar na base de produção do Egito foi colocada em operação com sucesso.

No primeiro semestre, a Gree Electric desenvolveu sua própria marca no mercado externo, buscando parceiros distribuidores em todo o mundo, aproveitando os recursos dos distribuidores para aprofundar o mercado e ganhando vários grandes projetos comerciais, como a ferrovia de alta velocidade Yawan na Indonésia. No entanto, as receitas de exportação do principal negócio da Gree Electric caíram 6,67% ano a ano para 12,8 bilhões de yuans, ficando aquém de seu aumento de 10% nas receitas domésticas.

Fonte: Yicai News
Imagem principal: Denghua/ Xinhua