Nesta semana, a Mercedes-Benz e a Geely Holding Group, proprietária da fabricante chinesa de automóveis Geely Auto, publicaram uma declaração conjunta de que formaram uma empresa global de joint venture chamada “Smart”. A empresa foi registrada oficialmente na cidade de Ningbo. Além disso, uma subsidiária integral também foi estabelecida na Europa, que será futuramente responsável pelo fornecimento, vendas e serviços pós-venda da Smart no mercado europeu.
A Smart foi estabelecida com um capital de 5,4 bilhões de yuans (R$ 4 bilhões), com cada empresa investindo 2,7 bilhões de yuans (R$ 2 bilhões). A Mercedes-Benz adquiriu as ações correspondentes na forma de investimento na marca. O conselho de administração da joint venture terá 6 membros, compostos por 3 pessoas nomeadas por ambas as partes.
A nova empresa foi criada oficialmente no início do ano. No processo de captação de recursos, a sede corporativa global da Smart mudou de Büblingen, na Alemanha, para Ningbo, na China. No futuro, a Mercedes-Benz será responsável apenas pelo design de produtos, enquanto a Geely Holdings será responsável pelo desenvolvimento e produção de produtos.
No futuro, o departamento de design global da Mercedes-Benz será responsável pelo design de uma nova geração de modelos puramente elétricos da Smart, e o centro global de P&D da Geely Holding será responsável pela pesquisa e desenvolvimento da engenharia. Os novos carros serão produzidos na fábrica chinesa e deverão ser lançados e vendidos globalmente em 2022.
Fonte: Internet Info Agency
Fonte da foto: Internet Info Agency