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Mercado doméstico e internacional disparam com cancelamento de restrições a COVID-19 na China

Mercados doméstico e internacional

A Comissão Nacional de Saúde (NHC, sigla em inglês) da China, informou nesta segunda-feira (26), que deixará de exigir quarentena e o teste PCR para viajantes a partir de 8 de janeiro de 2023.

“Em virtude da situação da pandemia internacional e da capacidade de serviço, a viagem de saída dos cidadãos chineses será retomada de forma ordenada”, disse o NHC.

A China também alterou a categoria da doença de Classe A para Classe B, menos rígida que a atual, de acordo com a Lei da República Popular da China sobre Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas, a partir de 8 de janeiro, acrescentou a declaração.

Setor de turismo chinês espera uma reviravolta

Dentro de 15 minutos após as novas medidas de saída-entrada anunciadas pela NHC, o volume de busca de passagens de voos internacionais no portal de viagens Qunar aumentou sete vezes, com destinos populares incluindo Tailândia, Japão e Coréia do Sul.

Mercado internacional
Dados de outra plataforma de viagens Ctrip mostraram que dentro de 30 minutos após as publicações das novas medidas, o número de buscas por destinos populares no exterior aumentou 10 vezes ao ano, e o número de buscas por passagens aéreas de saída e hotéis no exterior (incluindo aqueles para a Região Administrativa Especial de Hong Kong, Região Administrativa Especial de Macau e Região de Taiwan) atingiu picos de três anos.

Os dados da Ctrip também mostraram que o número de buscas relacionadas a produtos de turismo de saída e de grupo durante o próximo Festival da Primavera do Ano do Coelho saltou seis vezes.

E em Tongcheng Travel, outra agência de viagens on-line, o volume de busca instantânea de passagens aéreas internacionais aumentou em 850% na esteira das novas medidas e as buscas de vistos saltaram dez vezes.

Os três principais destinos dos turistas chineses foram o Japão, a Coréia do Sul e a Tailândia. Os voos de saída mais procurados foram para Bangcoc, Tóquio, Seul, Los Angeles e Cingapura, e a maioria das buscas por turismo de saída veio de Pequim, Xangai e Guangzhou, mostraram os dados da Tongcheng Travel.

Em termos de passagens aéreas, os dados da Qunar mostram que, em comparação com o preço médio antes da epidemia da COVID-19, as passagens aéreas internacionais ainda são caras.

“O ajuste das políticas de entradas e saídas ajuda a promover a retomada dos voos internacionais, e o número de passageiros que entram e saem irá se recuperar a curto prazo”, disse Lan Xiang, diretor do Big Data Research Institute da Qunar.

Observando que os preços das passagens aéreas internacionais ainda são altos em comparação com o preço médio antes da epidemia da COVID-19, Lan disse que o preço total das passagens aéreas internacionais será gradualmente reduzido com a normalização gradual da oferta e demanda de passagens aéreas de entrada e saída.

“Levará algum tempo para que os voos internacionais em geral retornem aos níveis normais”, disse Lan, acrescentando que as férias de verão de 2023 poderão inaugurar o pico de entrada e saída com a implementação da política e a recuperação da capacidade operacional das companhias aéreas.

Como a China otimiza constantemente suas medidas de prevenção e controle da COVID-19, os dados da Ctrip mostram que, desde 7 de dezembro, o número de requerentes de visto no exterior aumentou mais de 12 vezes em comparação com o ano passado, sendo Cingapura, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália muito populares.

Mercado internacional
O mercado de turismo da China pode chegar a um ponto de virada durante o feriado de Ano Novo, com as pessoas mais dispostas a viajar através das províncias e regiões em meio às medidas de resposta à COVID-19 recentemente otimizadas.

De acordo com o portal de viagens Trip.com Group, quase 60% de seus usuários reservaram viagens entre 31 de dezembro e 2 de janeiro, um aumento anual de 34%. As reservas de excursões em grupo também aumentaram 46% em comparação com o ano passado, disse o portal.

O portal nomeia Pequim, Xangai e Chengdu, província de Sichuan, como alguns dos destinos urbanos mais populares entre seus usuários.

Os números da agência de viagens on-line Fliggy também indicam o crescente entusiasmo das pessoas por viagens de longa distância. Em um relatório divulgado recentemente, a agência disse que de 7 a 14 de dezembro, as reservas de passagens aéreas para o feriado de Ano Novo triplicaram em relação às reservas feitas na primeira semana do mês para o mesmo período de férias.

As buscas por pacotes turísticos relacionados ao Ano Novo dispararam seis vezes entre 7 e 14 de dezembro, informou o relatório da Fliggy.

As viagens para as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau também deverão aumentar, graças às regras otimizadas da COVID-19 para viajantes que chegam às RAE, de acordo com o Trip.com Group.

O portal disse que as reservas de férias entre seus usuários para pacotes turísticos para Macau e Hong Kong aumentaram em 67% e 50%, respectivamente.

No entanto, os analistas do setor de turismo permanecem reservadas em suas opiniões sobre a recuperação do mercado turístico. Feng Rao, diretor da academia de pesquisa turística de Mafengwo, outro portal de viagens, disse que se previa que as pessoas iriam querer viajar longas distâncias uma vez que as medidas de controle da epidemia fossem otimizadas.

Embora esta tendência impulsione o mercado turístico durante as férias de Ano Novo, a indústria não pode se recuperar totalmente em uma noite, e os operadores turísticos devem levar em conta as situações de saúde e segurança, disse Feng.

Wei Changren, presidente da empresa de consultoria em turismo online Ctcnn.com, disse que a atual onda de infecções ainda tem o potencial de perturbar os planos de viagem de férias, e levará tempo até que o público e a indústria do turismo possam recuperar sua confiança.

Ele disse que espera que o mercado de turismo dê um show melhor por volta da primavera.

Consumo domésticos aumentam

Mais pessoas estão jantando em restaurantes nas principais cidades da China, especialmente Pequim e Xangai, à medida que o país relaxa as medidas de prevenção de pandemias e que aqueles que se recuperaram da última onda de Covid-19 voltam ao trabalho.

Consumo doméstico
No dia 22 de dezembro, houve um aumento de 40% no número de jantares na loja Haidilao’s Dapuqiao, restaurante de Hotpot, em Xangai. E os negócios devem melhorar ainda mais esta semana por causa do feriado de Ano Novo, Qin Yajuan, chefe das operações da Haidilao em Xangai, sediada em Pequim.

Os negócios na cadeia de hotpots Xiabu Xiabu estão reabrindo em todo o país, particularmente em Pequim, e a receita voltou a 60% dos níveis pré-pandêmicos. A unidade localizada no distrito central de Chaoyang, em Pequim, teve um faturamento de quase 80.000 yuans (US$11.504) em 24 de dezembro, uma alta em três anos, disse o gerente da loja Sha Jingjing à mídia local.

As vendas dos shopping centers no centro de Pequim recuperaram com um pico no fluxo de visitantes durante o fim de semana de 24 e 25 de dezembro, retomando de 80% a 90% dos níveis pré-pandêmicos, segundo o Beijing Business Today informou hoje (27).

O shopping Chaoyang Joy City de Pequim teve uma média diária de 80.000 visitantes durante o fim de semana, um aumento de 102% em relação à semana passada e um retorno de 80% do período pré-epidêmico, de acordo com o Shopping Center.

As vendas globais do shopping Chaoyang Hopson One de Pequim ultrapassaram 50 milhões de yuans (US$ 7,2 milhões) no fim de semana, com quase 200 marcas registrando as melhores vendas em um único dia no país.

Os cinemas também se tornaram uma escolha dos consumidores de Pequim para entretenimento nos finais de semana, com os filmes Avatar sendo exibidos.

Consumo doméstico
O fluxo de público no cinema retornou a 50% no mesmo período antes da pandemia, com assentos a 40% da capacidade, de acordo com uma companhia cinematográfica no shopping Chaoyang Joy City.

O Festival de Consumo de Gelo e Neve de Pequim 2023, que reúne mais de 80 empresas em campos de gelo e neve e esportes ao ar livre, teve início para promover o desenvolvimento integrado da cultura, turismo e negócios esportivos.

As casas de chá também estão recuperando o nível pré-pandêmico. As encomendas nos estabelecimentos da Nayuki Tea & Bakery aumentaram acentuadamente na última semana em relação a um mês atrás, especialmente em Pequim, onde as encomendas aumentaram duas vezes e meia. De fato, de suas 10 lojas com melhor desempenho, nove estão na capital.

O número de clientes deve voltar substancialmente no próximo mês devido a dois grandes feriados públicos: o Ano Novo, de 31 de dezembro a 2 de janeiro, e o Ano Novo lunar, de 21 a 27 de janeiro, disse um gerente da rede de restaurantes Haidilao.

Mas um executivo de outra cadeia de restaurantes, Inner Mongolia Xibei Catering Group, disse que a indústria de serviços de alimentação ainda precisa passar por mais 100 dias difíceis. Como as medidas de prevenção de pandemia continuam a ser aliviadas, a mentalidade das pessoas vai relaxar e o mercado vai se recuperar, proporcionando mais oportunidades para o setor de restaurantes, acrescentou.

Fonte: 21st Century Business Herald; China Daily; Diário do Povo