Após mais de dois anos de baixa, a demanda no mercado de smartphones começou a se recuperar na China, de acordo com dados do primeiro trimestre. Os rankings divulgados pelas principais agências apresentam algumas diferenças, mas mostram que o mercado de smartphones da China está em ascensão.
De acordo com o relatório da Canalys, a Huawei recuperou o primeiro lugar no mercado da China após três anos, com um volume de remessas de 11,7 milhões de unidades e uma participação de mercado de 17%. OPPO, Honor, vivo e Apple ocuparam as posições de dois a cinco, respectivamente.
O relatório da IDC, por sua vez, afirma que no primeiro trimestre, Honor e Huawei empataram em primeiro lugar no mercado da China, com participações de mercado de 17,1% e 17%, respectivamente. OPPO, Apple e vivo ficaram logo atrás.
Já os dados da Counterpoint mostram que a vivo liderou as vendas no primeiro trimestre, com uma participação de mercado de 17,4%, seguida por Honor, Apple, Huawei e OPPO.
A grande discrepância nos rankings das três agências se deve às diferenças nos critérios de contagem.
Por exemplo, a Counterpoint contabiliza as vendas, ou seja, a quantidade de smartphones que as fabricantes enviaram para os varejistas para serem vendidos aos consumidores, enquanto a IDC e a Canalys contabilizam o volume de remessas de fábrica, ou seja, a quantidade que chegou aos distribuidores de nível mais alto.
Apesar das diferenças nos critérios de contagem, os três relatórios mostram algumas tendências em comum: o mercado de smartphones na China está mostrando sinais de recuperação. O relatório da Counterpoint indica que as vendas de smartphones na China no primeiro trimestre de 2024 aumentaram 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior e 4,6% em relação ao trimestre anterior, marcando o segundo trimestre consecutivo de crescimento em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Além disso, Huawei e Honor são as duas fabricantes com maior crescimento, enquanto Apple e OPPO apresentaram quedas significativas. Por exemplo, os dados da Canalys mostram que as remessas de smartphones da Huawei no primeiro trimestre aumentaram 70% em relação ao ano anterior, enquanto a Honor cresceu 9%, a Apple caiu 25% e a OPPO caiu 14%. Com o retorno da Huawei, a Xiaomi foi empurrada para fora do top cinco no mercado interno, ocupando o sexto lugar.
O rápido crescimento da Huawei claramente vem da forte impulsão da série Mate60. Lançado em agosto de 2023, este smartphone é equipado com o chip Kirin 5G desenvolvido pela Huawei, tornando-se um produto fenomenal que ainda é popular até hoje. Este mês, a Huawei lançou outro smartphone de alta qualidade da série Pura 70, também equipado com um chip desenvolvido internamente. A partir do entusiasmo gerado pelo seu lançamento, isso também ajudará a Huawei a manter sua posição no mercado de alta qualidade.
Para lidar com o retorno da Huawei ao mercado de alta qualidade, a Apple realizou uma grande redução de preços no primeiro trimestre. Até o momento, os preços de todos os produtos da série iPhone 15 atingiram os preços mais baixos da história das lojas oficiais, com reduções de mais de mil RMB. No entanto, em termos de resultados de vendas, a Apple ainda enfrenta pressão no mercado de alta qualidade.
A analista sênior da Counterpoint, Zhang Mengmeng, afirmou que o primeiro trimestre de 2024 foi o trimestre mais competitivo da história, com uma diferença de apenas 3% na participação de mercado entre os seis primeiros participantes. Ela mencionou um detalhe, que os fabricantes chineses de smartphones lucraram com o aumento nas vendas de smartphones do mercado de preço baixo, à medida que os trabalhadores migrantes compravam smartphones mais acessíveis ao retornar para casa durante as férias, o que também reduziu ainda mais a diferença entre os principais fabricantes. Por exemplo, a vivo teve sucesso com os modelos Y35 Plus e Y36 no mercado de entrada e de baixo preço, e o modelo S18 no mercado de preço médio.
Fonte: stcn.com
Imagem principal: Mao Siqian/ Xinhua