Economia

Mercado chinês é fator de crescimento mais importante para demanda global de joias de ouro em 2023

Joias de ouro

A demanda global por joias de ouro em 2023 ficou praticamente estável em relação ao ano anterior, segundo o “Relatório de revisão e análise de tendências do mercado de ouro da China para o ano inteiro e quarto trimestre de 2023”, do Conselho Mundial do Ouro, publicado em 31 de janeiro. A demanda interna total da China por joias de ouro atingiu 630 toneladas em 2023, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, tornando a China a mais importante força motriz por trás desse crescimento.

Em 2023, o preço internacional do ouro flutuou em um nível alto. Ou, impulsionado por isso, o preço doméstico do ouro em 2023 também mostrou uma tendência de aumento. Os dados mostram que o preço de fechamento do ouro (Au9999) da Bolsa de Ouro de Xangai no final de dezembro é RMB 479.59 / grama, em comparação com o preço de abertura no início de 2023, subiu 16,69%, o preço médio ponderado do ano foi de RMB 449.05 / grama, um aumento de 14,97% em relação ao ano anterior.

O relatório mostrou que a demanda global de joias de ouro em 2023 ficou estável em relação ao ano anterior, com um pequeno aumento de 3 toneladas. A China se tornou o motor de crescimento mais importante: em 2023, a demanda doméstica total da China por joias de ouro era de 630 toneladas, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, compensando o declínio de 6% da Índia em termos de demanda no mesmo período.

Um relatório divulgado recentemente pela Associação de ouro da China também mostra que o mercado consumidor nacional continuou a se recuperar e a se reerguer em 2023, impulsionado por uma série de políticas para estimular o consumo, com as joias de ouro e prata se tornando a categoria de crescimento mais rápido em 2023 entre as várias categorias de varejo de mercadorias. As empresas de processamento e varejo de joias de ouro continuam a inovar no design de produtos de joias de ouro, pequenas gramas de joias de ouro, novos estilos de joias de ouro preferidos pelos consumidores, promovendo o aumento do consumo de joias de ouro.

O relatório de pesquisa da China Merchants Securities de 22 de janeiro mostra que, em 2023, o crescimento das joias de ouro e prata no varejo social foi de 13,3%, mais que 7,2% da taxa de crescimento do varejo social total. Online, no sistema Ali e a plataforma de comércio eletrônico TikTok durante todo o ano, o GMV (valor do volume de negócios) do setor de joias aumentou 15% e 208% respectivamente em relação ao ano anterior, dos quais as joias de ouro aumentaram 41% e 161%, respectivamente, muito melhor do que outras subcategorias.

Fonte: ce.cn

Imagem principal: Ayman Alakhras/Adobe Stock