Tecnologia Economia

Mercado automotivo da China se recupera em junho

Nesta quarta-feira, China Automobile Association divulgou dados mostrando que o volume de vendas da indústria automotiva em junho foi de 2,447 milhões de unidades, um aumento mensal de 34,4%, e um crescimento anual de 20,9%. Entre janeiro e junho, o volume foi de 12 milhões de veículos vendidos, 7,1% menor que o ano passado.

Desde março deste ano, por causa de fatores como a pandemia, o mercado automotivo da China esteve em declínio até maio. Com a situação mais complicada nas principais cidades de produção de automóveis, como Jilin e Xangai, e a introdução de uma série de políticas de taxas promocionais, o mercado se recuperou significativamente em junho.

Embora a taxa de crescimento acumulada do mercado automotivo ao longo do ano ainda seja negativa, a forte recuperação do mercado em junho amenizou bastante o pessimismo do setor.

Aumento da capacidade de produção

À medida que o impacto da pandemia nas principais áreas de produção foi diminuindo gradativamente, e a cadeia de suprimentos se recuperando, a capacidade de produção e a demanda do mercado, que estavam fracas em abril e maio, começaram a ser liberadas em junho.

A recuperação é afetada por vários fatores, como a política de reduzir pela metade o imposto sobre a compra de carros, aumentando o entusiasmo de alguns consumidores. Outra razão é a confiança dos revendedores aumentando com a recuperação do mercado, repondo o estoque cada vez mais frequente e o ritmo de vendas melhorou significativamente.

Além disso, a fim de garantir que a política nacional de promoção do consumo seja efetiva no primeiro semestre do ano, e permitir que os consumidores adquiram carros de forma mais eficaz, algumas empresas de carros tradicionais adicionaram recentemente atividades preferenciais para tentar compensar a perda de vendas causadas pela pandemia, e atingir a meta semestral.

Veículos de nova energia podem bater um novo recorde

O mercado de veículos de nova energia (NEVs) continua a manter um alto crescimento, e ainda é o maior destaque no mercado automobilístico da China. De acordo com as estimativas preliminares da CPCA, as vendas no atacado de NEVs em todo o país em junto devem chegar a 546 mil unidades, um aumento de 130% em relação ao ano anterior.

A Tesla China, que já foi severamente afetada pela pandemia, tem o efeito mais evidente de aumentar a capacidade de produção. De acordo com CPCA, as vendas da Tesla na China em junho devem ser de 78 mil unidades, aumento mensal de 142% e anual de 135%.

Em junho, os principais fabricantes chineses tiveram um desempenho muito forte no mercado de veículos de nova energia, especialmente a BYD que mostrou uma tendência de crescimento forte e alta.

Em 4 de julho, BYD anunciou o relatório de produção e vendas de junho de 2022. Os dados mostram que as vendas de NEVs da empresa foram de 134 mil unidades, 162,7% maior que o mesmo período do ano passado. Já o volume acumulado de vendas durante o ano até junho, BYD vendeu 641,4 mil unidades, um aumento anual de 314,9%.

Saiba mais aqui: BYD ultrapassa Tesla e se torna líder global de veículos de nova energia

Em termos de novas forças no mercado de automóveis, cinco empresas se destacam: NIO, Xpeng Motors, Li Auto, Nezha e Leapmotor, na qual venderam mais de 10 mil veículos em junho. Entre eles, Xpeng, Nezha e Leapmotor tiveram taxas de crescimento anual de mais de 130%, enquanto NIO e Li Auto ultrapassaram a marca dos 60%.

 

Fonte: 21st Century Business Herald