Empreendedorismo

Meituan, JD.com e Alibaba apostam em “varejo instantâneo”; entenda

Varejo instantâneo

As gigantes do comércio eletrônico da China, Meituan, JD.com e Alibaba, decidiram recentemente investir no modelo “varejo instantâneo”, em que auxiliam os comerciantes dentro das plataformas a impulsionar vendas.

A empresa de comércio eletrônico Meituan Flash Sale informou que lançará sete iniciativas de plataforma para os vendedores, incluindo suporte de tráfego, recursos de produtos, modelos de negócios, recursos de marketing, sistemas digitais, equipes da cidade e assim por diante. As iniciativas específicas incluem o fornecimento de 10% de suporte ao tráfego da plataforma e o lançamento dos “pontos de experiência abrangente do comerciante”.

No dia 7 de setembro, a JD lançou um novo sistema “Projeto de Expansão”. Além disso, iniciou o para ajudar mais de 10 marcas a vender mais de 1 bilhão em 2024. A Meituan anunciou em agosto a parceria de cooperação com as plataformas de entrega como SF Same City, Flash Delivery, e UU, garantindo o acesso ao sistema de logística de terceiros.

A plataforma de varejo instantâneo da Alibaba também tem sido desenvolvida. Em 3 de agosto, a Freshippo anunciou que havia firmado uma cooperação com a Disney China e planejava lançar uma série de produtos temáticos na China continental dentro de um ano.

Em 6 de junho, a Eleme disse na “Conferência de Comerciantes do Verão de 2023” que se esforçaria nos segmentos de alimentos e bebidas, supermercados e conveniência, alimentos frescos e vivos, produtos farmacêuticos, bebidas alcoólicas e lojas de departamento. Em junho, a Eleme informou, na “Conferência de Comerciantes do Verão de 2023”, que apoiaria ainda mais os comerciantes nos subsetores de bufê, supermercados e conveniência, alimentos frescos, medicamentos, vinhos e bebidas alcoólicas, lojas de departamento e outros, e forneceria apoio para o desenvolvimento de inovações comerciais em vários setores, bem como apoio a políticas comerciais e de produtos para corresponder ao desenvolvimento dos setores.

Além de ajudar os comerciantes, a recente plataforma também beneficia a experiência do consumidor. A venda do iPhone 15, por exemplo, terá um apoio reforçado para entrega rápida. A Freshippo anunciou que consumidores receberão o iPhone 15 em até 18 minutos após um pedido de compra ser realizado.

Sobre o lançamento intensivo de novas iniciativas por plataformas de varejo instantâneo, Zhuang Shuai, especialista no setor de comércio eletrônico de varejo e fundador da Bailian Consulting, disse que, com a aproximação da data mais tradicional para e-commerce chinês, o 11/11, o varejo instantâneo combinado com lojas físicas off-line, podem abranger mais pessoas e ajudar setores em declínio.

O negócio de varejo instantâneo reduz o custo das plataformas de comércio eletrônico no atendimento e melhora a eficiência. Do ponto de vista do modelo, a diferenciação atual de cada plataforma é mais óbvia. Segundo Zhuang Shuai, após anos de desenvolvimento, o varejo instantâneo atual formou dois caminhos diferenciados. Conforme representado pela JD to home e Tmall Taobao, como um gigante do comércio eletrônico nos últimos anos, o negócio de varejo instantâneo O2O aprofundou gradualmente a integração do negócio B2C com a estação principal, ou seja, a formação do modelo B2C + O2O.

Do ponto de vista do setor, o varejo instantâneo está em um estágio de rápido desenvolvimento. O Relatório de Pesquisa do Setor de Varejo Instantâneo (2023) mostra que, nos últimos anos, o varejo instantâneo tem mantido uma taxa média de crescimento anual de mais de 50%. Espera-se que o tamanho desse mercado em 2025 chegue a três vezes o de 2022.

Wu Chuanliang, vice-diretor do Centro de Promoção do Setor de Circulação do Ministério do Comércio, disse que, de acordo com a previsão, o tamanho do mercado de varejo instantâneo pode chegar a trilhões de yuans em três anos.

O relatório de lucros do segundo trimestre da Meituan mostrou que o volume diário máximo de pedidos das vendas instantâneas novamente ultrapassou 11 milhões de pedidos no segundo trimestre, e o número de comerciantes ativos anuais das vendas instantâneas da Meituan cresceu 30% em relação ao ano anterior.

O relatório de ganhos do segundo trimestre da plataforma de entrega rápida Dada mostrou que a plataforma de entrega em domicílio da JD teve uma receita de RMB 1,8 bilhão no segundo trimestre, um aumento de 25% em relação ao ano anterior, e que o valor total da transação (GMV) da plataforma atingiu RMB 70,8 bilhões nos 12 meses encerrados em 30 de junho de 2023, um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

De acordo com Mo Daiqing, analista sênior e diretor do departamento de varejo eletrônico do centro de pesquisa de comércio eletrônico, o varejo instantâneo é uma tendência. Junto com o desenvolvimento da economia digital, a entrega instantânea local tornou-se gradualmente uma necessidade para os usuários, penetrando em todos os aspectos da vida das pessoas.

As plataformas querem estabelecer uma vantagem competitiva, mas ainda há um longo caminho a percorrer. As plataformas precisam ainda atualizar a capacidade de operar de uma maneira urbanizada refinada, melhorar a capacidade de aprimorar o gerenciamento digital e as operações online de lojas físicas, a capacidade de desenvolver mais cenários e inovações em categorias e serviços, assim como a capacidade de aproveitar e apoiar o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores.

Fonte: stcn.com
Imagem principal: Guo Xulei/ Xinhua