A ligação entre Shenzhen-Zhongshan, na província de Guangdong, no sul da China, será oficialmente aberta ao tráfego às 15h do dia 30 de junho.
A passagem de 24 quilômetros começa no entroncamento do aeroporto de Shenzhen e conecta-se com a Ilha Ma’anshan em Zhongshan, atravessando o Rio das Pérolas. Com a abertura, o tempo de viagem entre Zhongshan e Shenzhen será reduzido de duas horas para menos de 30 minutos.
O megaprojeto consiste em um túnel subaquático, duas pontes e duas ilhas artificiais, tornando-o um dos projetos de cluster marítimo mais difíceis do mundo, com 10 recordes mundiais.
Com uma extensão de 1.666 metros, a Ponte Shenzhen-Zhongshan possui o maior vão do mundo para uma ponte pênsil de viga-caixão de aço totalmente offshore. Ela tem a maior altitude de passagem aérea do mundo, com 76,5 metros. Também detém o recorde mundial com o maior âncora de ponte pênsil offshore, de 1 milhão de toneladas, e a maior velocidade de teste de resistência ao vento para uma ponte pênsil, com 88 metros por segundo.
O túnel Shenzhen-Zhongshan é o túnel subaquático de concreto com casco de aço mais longo e mais largo do mundo. O plano de design de engenharia do Link Shenzhen-Zhongshan passou por muitas rodadas de demonstração, e o plano combinando ponte e túnel foi finalmente adotado.
Espera-se que a ligação receba mais de 80.000 veículos por dia após a abertura, de acordo com uma estimativa divulgada pelo Departamento Municipal de Transporte de Shenzhen.
As três zonas piloto de livre comércio de Guangdong – Qianhai em Shenzhen, Nansha em Guangzhou e Hengqin em Zhuhai – estarão conectadas através da passagem.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: China Daily