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Marcas tradicionais chinesas conquistam nova geração e impulsionam onda de consumo nacional

Marcas tradicionais chinesas conquistam nova geração e impulsionam onda de consumo nacional
Fonte da imagem: Jin Liangkuai/ Xinhua

Na frente da primeira loja da Marca Beijing Daoxiangcun, forma-se uma longa fila; o sorvete de leite da marca “White Rabbit” desperta memórias de infância na Geração Z. Já os vestidos tradicionais Cheongsam da marca Ruyifuxiang, tornam-se os favoritos dos jovens. Atualmente, marcas tradicionais chinesas que antes eram vistas como exclusivas da geração dos pais estão renascendo com uma nova imagem, cativando o público jovem e liderando uma nova onda de consumo do estilo “Guochao” (tendência da tradição chinesa).

Apostando na qualidade dos produtos como base, várias marcas antigas estão agora focando nas tendências de rejuvenescimento e moda, utilizando novas tecnologias, novos materiais e novas ideias criativas, acelerando a inovação integrada e atraindo um número crescente de jovens consumidores.

Segundo o Relatório Anual de Marcas Tradicionais no Douyin 2024, os nascidos nos anos 1990 são o grupo que mais compra marcas tradicionais, enquanto os nascidos nos anos 2000 apresentam o maior crescimento em pedidos, com aumento de 95% ano a ano.

Especialistas do setor analisam que as marcas tradicionais chinesas têm o charme do “antigo” e a força do “novo”, tornando-se tanto impulsionadoras quanto beneficiárias das mudanças nas tendências de consumo juvenil.

Por trás da “febre das Tradições Chinesas”

Nos últimos anos, a “febre do Guochao” se espalhou por diversos setores de consumo — de cosméticos e vestuário a alimentos e snacks — com as marcas tradicionais conquistando cada vez mais os jovens.

Por que os jovens passaram a amar as marcas tradicionais? Pesquisas mostram que o bom custo-benefício é um dos principais fatores para essa escolha.

Segundo Dong Yǐnmǎo, diretora do Centro de Pesquisas de Cosméticos da Universidade de Negócios e Economia de Pequim, marcas tradicionais de cosméticos estão inovando com ousadia em marketing, e com qualidade e preço atrativos estão reconquistando a confiança dos consumidores jovens.

Além disso, o charme da cultura tradicional chinesa está despertando a identificação emocional dos jovens, levando-os a consumirem mais esses produtos, como forma de expressar desejos por uma vida bela e individualizada.

Estudo da Academia Chinesa de Ciências Sociais mostra que os nascidos nas décadas de 1990 e 2000 são os mais confiantes na cultura chinesa. Para Li Xiaowei, profissional de 29 anos, “quanto mais conhecemos a história e cultura da nossa terra, mais cresce a identidade cultural em nosso íntimo — e pagar por essa conexão faz muito sentido”.

Yao Chenggang, conselheiro da Associação de Construção de Marcas da China, diz que o sucesso de algumas marcas tradicionais em atrair fãs jovens vem de sua habilidade em equilibrar tradição cultural com elementos modernos.

Nos últimos anos, para atrair os jovens, muitas marcas tradicionais vêm inovando, trazendo moda e estilo para produtos carregados de nostalgia. Como dizem os internautas: “Marcas antigas também podem ser descoladas!”. Segundo o Relatório de Tendências de Consumo Jovem da China 2024, 42,42% dos entrevistados disseram escolher marcas tradicionais pela sua dedicação à inovação e P&D.

Fonte: news.china.com.cn