Em 15 de abril, foi lançado o primeiro modelo da marca ZEEKR da Geely, ZEEKR 001. A nova entrante é uma empresa de tecnologia inteligente com Li Shufu (fundador da Geely) como presidente, e An Conghui (presidente e CEO da Geely) como CEO.
Na composição das vendas de veículos da Geely, as vendas de veículos de nova energia (veículo elétrico) representam menos de 6%. A Geely, como uma das líderes da indústria automobilística da China, podemos perceber que ela está atrasado em relação aos seus concorrentes em relação a área de carros elétricos.
(Explicação do Logo: ZE: representa zero, explicando que o ponto de partir e as inúmeras possibilidades para o fim; E: significa eletricidade, evolução e era; KR: Krypton)
O lançamento da modelo ZEEKR 001 tem uma durabilidade de cerca de 600 km, com preços variando entre 260.000 e 350.000 yuans, tentando competir com o Modelo 3 da Tesla. Os executivos do Grupo Geely Holdings disseram que o ZEEKR procurará no futuro uma listagem no exterior para abrir novos canais de financiamento para a Geely.
Até o momento, as ações da Geely subiram 8,60% atingindo HK$22,1 depois do evento de lançamento.
Ao contrário do estilo sedan ou SUV de um carro elétrico tradicional, a marca procura trazer características de luxo que refletem a ambição da ZEEKR 001 não se limitar em um simples sedan de energia nova tradicional, e sim, criar um carro esportivo de luxo com um design semelhante ao Porsche Panamera, com maçanetas de porta ocultas, portas sem moldura e motores duplos dianteiros e traseiros.
De acordo com os planos de Geely, a ZEEKR 001 estará disponível para pré-encomenda no evento Shangai Auto Show que acontece em abril de 2021, com entrega do produto prevista para o quarto trimestre de 2021. Durante os próximos cinco anos, a ZEEKR planeja introduzir pelo menos um novo modelo de carro elétrico no mercado a cada ano.
An Conghui, CEO da ZEEKR, revelou que nos próximos 3 anos, a empresa planeja introduzir 2 novos carros elétricos no mercado a cada ano. Em termos de produtos complementares, a Geely montará 2.800 pontos de recarga e 290 estações de recarga este ano, e chegará a 20.000 pontos de recarga e 2.200 estações de carga até 2023.
Fonte: Zaker