Economia

Mais de 70% das empresas chinesas mantêm ou aumentam investimento, diz pesquisa

investimento

De acordo com um novo relatório, o investimento externo das empresas chinesas aumentou de forma constante no ano passado, com mais de 70% mantendo e expandindo seus gastos no exterior.

Mais de 80% das empresas estavam otimistas quanto às perspectivas de investimento no exterior, de acordo com o relatório publicado hoje pelo Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China.

Cerca de 90% estavam otimistas com relação às oportunidades de investimento na Parceria Econômica Global Regional, um grupo de 15 países membros que é o maior bloco comercial do mundo.

De um ponto de vista geográfico, 72% das empresas pesquisadas pesquisaram os países preferidos ao longo do Cinturão e Estrada, seguidos pela Europa e América do Norte ao fazer investimentos de saída.

Da perspectiva da indústria, 49% das empresas deram prioridade à fabricação para investimentos estrangeiros, com 25% priorizando o comércio atacadista e varejista.

Quanto à finalidade, a pesquisa observou que quase 60% das empresas investiram no exterior para explorar mercados no exterior, 36% para reduzir os custos de produção e operação, e 33% para aumentar a popularidade internacional das marcas.

Em termos de resultados, a taxa de retorno do investimento estrangeiro em mais da metade das empresas havia aumentado ou permanecido estável, com quase 20% relatando um aumento na taxa de lucro de seus investimentos no exterior.

As empresas estavam geralmente satisfeitas com as políticas de investimento estrangeiro e o sistema de serviços da China, disse Yang Fan, porta-voz do Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China, mas esperavam facilitar ainda mais a aprovação e o depósito, simplificar a gestão de divisas, aumentar o apoio ao crédito, fortalecer a gestão de conformidade e mais apoio fiscal.

Yang acrescentou que o conselho apoia fortemente a expansão das empresas no exterior. Desde o início do ano, o conselho voltou a aceitar pedidos de aprovação para exposições econômicas e comerciais no exterior, e aceitou 519 pedidos para as primeiras exposições deste ano, envolvendo 50 unidades de exposição de toda a China para participar de exposições em 47 países.

Fonte: STCN