Empreendedorismo

Mais de 300 empresas chinesas participam de maior feira de energia limpa da América do Norte

Empresas chinesas energia
Fonte da imagem: Zeng Hui/Xinhua

“Eles sempre vêm com a tecnologia mais inovadora, e este ano não é diferente”. Foi com essas palavras que o comitê organizador da feira RE+, a maior exposição de energia limpa da América do Norte, descreveu a presença de mais de 300 empresas chinesas no evento internacional do setor de energia, segundo a agência de notícias estatal chinesa, Xinhua.

A RE+ é uma exposição anual co-patrocinada por duas grandes organizações do setor de energia solar nos EUA – a Solar Energy Industries Association of America e a Smart Power Coalition of the U.S. A exposição estreou em 2004 com o nome de Solar Power Expo International e, desde então, tem sido realizada em várias cidades dos EUA, abrangendo uma ampla gama de setores, incluindo energia eólica e energia de hidrogênio.

De acordo com o comitê organizador da exposição, a mostra deste ano, realizada em Las Vegas de 11 a 14, atraiu mais de 1.300 expositores de todo o mundo, apresentando os mais recentes avanços em vários campos da energia limpa.

Além dos líderes do setor, como CATL, BYD, CALB Group e Gotion High-tech, muitas pequenas e médias empresas (PMEs) chinesas também atraíram muitos visitantes com seus primeiros produtos.

Os expositores apresentaram que as empresas chinesas são forças extremamente importantes na RE+. Por um lado, há muitos expositores chineses, por outro, a China tem uma cadeia industrial completa e sólida no campo de baterias, painéis solares, equipamentos de armazenamento de energia, etc., e mantém uma posição de liderança em P&D global e aplicação de tecnologia.

Zheng Xiang, Diretor do Instituto de Pesquisa de Shenzhen e Chefe do Departamento de Estratégia da CALB Group, apresentou que a China CALB Group tem uma equipe de P&D de mais de 3 miL pessoas, e os avanços tecnológicos trazidos pela pesquisa científica e pela capacidade de inovação dão impulso ao rápido desenvolvimento da empresa. Embora esteja entre os fabricantes de baterias de energia de primeira linha do mundo, em virtude de suas vantagens tecnológicas e de produto, a CALB Group está fazendo grandes esforços para desenvolver seu negócio de armazenamento de energia e trará produtos de armazenamento de energia de alta segurança e alta confiabilidade para seus clientes globais.

Hao Wenli, diretor de mercado internacional e desenvolvimento de negócios da Gotion Hi-Tech, disse que a exposição RE+ é uma oportunidade de aumentar a exposição da empresa no campo de nova energia na América do Norte.

A empresa é responsável por cerca de 30% das remessas globais na área de armazenamento doméstico de energia, disse Yu Baixi, diretor de negócios de armazenamento de energia nos EUA da Poweramp Technology Limited, que foi investida e estabelecida em conjunto pela CATL e pela ATL. Ele espera combinar as vantagens de desenvolvimento e fabricação de produtos da própria empresa com os canais de mercado de seus parceiros no exterior para exportar ainda mais produtos de alta qualidade “Made in China” e “Intelligently Manufactured in China” para a América do Norte e o mundo.

Cheng Yuefan, presidente da Desay Battery, disse que 40% dos engenheiros do setor de células de bateria da Desay Battery são funcionários de P&D, e ele está confiante de que as empresas chinesas manterão sua posição de liderança no campo da energia limpa. “Uma cadeia industrial completa, uma forte equipe de talentos técnicos e trabalhadores industriais qualificados são fatores favoráveis para que as empresas chinesas mantenham uma posição de liderança a longo prazo.”

Fonte: Xinhua.net
Imagem principal: Zeng Hui/Xinhua