Tecnologia

Maior turbina eólica offshore do mundo entra em operação na China

Maior turbina eólica offshore
Fonte da imagem: Lin Shanchuan/ Xinhua

A Dongfang Electric conectou à rede, nesta quarta-feira (29), a maior turbina eólica offshore do mundo, com 26 megawatts (MW) de capacidade. O equipamento foi desenvolvido pela própria empresa e instalado na Base de Inovação para Testes e Certificação de Equipamentos de Energia Eólica de Dongying, na província de Shandong. Com o feito, a China estabeleceu dois novos recordes mundiais, um para capacidade unitária e outro para diâmetro do rotor de turbinas eólicas conectadas à rede.

Segundo a Dongfang Electric, a turbina pode gerar 62 kWh de eletricidade por rotação. Com ventos médios anuais de 10 m/s, a produção anual pode chegar a 100 milhões de kWh, o suficiente para atender cerca de 55 mil residências. A operação da unidade deve evitar o consumo de mais de 30 mil toneladas de carvão e reduzir as emissões de dióxido de carbono em cerca de 80 mil toneladas por ano.

A empresa também informou ao portal IT Home que assinou o primeiro contrato global para aplicação em série de turbinas eólicas offshore de 20 MW. A nova linha abrange modelos entre 20 MW e 26 MW, projetados para operar em diferentes condições de vento e ambientes marítimos.

Autoridades do setor afirmaram que a conexão da turbina de 26 MW demonstra o avanço da China na produção de equipamentos de alta potência para energia eólica offshore, com progressos em tecnologias como sistemas de engrenagem, geradores e controle elétrico.

Fonte: IT Home