Tian Kun Hao, a maior draga de sucção de corte da Ásia, está agora trabalhando em um porto em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), para um projeto de dragagem e recuperação da Ilha Hudayriyat, ao qual se une a China Harbour Engineering Company (CHEC).
O projeto, previsto para ser concluído no primeiro semestre de 2023, inclui a construção de uma montanha artificial na ilha, que, após sua conclusão, contribuirá para os setores imobiliários e turístico locais.
De acordo com Xue Hongsheng, chefe do navio, Tian Kun Hao vem com um sistema de controle inteligente integrado desenvolvido independentemente pela China, que realiza dragagem automática não tripulada.
Atualmente, a embarcação está trabalhando em um ambiente geológico complicado onde os arenitos compõem a maior parte da estrutura geológica, portanto os operadores devem alternar entre os modos automático e manual de acordo com a situação real, a fim de alcançar a maior eficiência de dragagem, disse Xue.
Gao Jianwei, responsável pelo trabalho de dragagem na embarcação, disse ao People’s Daily que os dentes de draga de Tian Kun Hao são trocados a cada 10 horas de trabalho, pois são usados rapidamente.
“A eficiência é importante na dragagem porque queremos maximizar o desempenho das máquinas”. Portanto, nossos trabalhadores são habilidosos e podem trocar os dentes de draga muito rapidamente”, disse Gao.
Cada dente de cortador de draga pesa 37,5 kg, e os trabalhadores no vaso levam menos de 30 minutos para trocar 15 dentes.
Tian Kun Hao está equipado com quatro tipos de dentes de cortador de draga e é capaz de cortar rochas com resistência à compressão uniaxial de menos de 50 MPa.
Aprende-se que os dentes na embarcação têm uma potência máxima de 6.600 kW, o que faz com que a draga da embarcação dobre 6.000 metros cúbicos por hora.
As bombas de lama são uma das peças centrais do equipamento de Tian Kun Hao. A potência total dos motores das bombas de lama no navio soma 17.000 kW, e o navio é capaz de bombear material dragado até 15 quilômetros de distância.
Wang Zhijun, engenheiro chefe da embarcação, disse ao Diário do Povo que a inspeção das bombas de lama é importante para manter a operação de Tian Kun Hao.
“Uma visita de inspeção é a primeira missão dos oficiais de motores após cada turno de trabalho”, acrescentou ele.
Wang introduziu que em uma visita de inspeção, os oficiais de motor ouviriam ruídos, verificaram parâmetros e vazamentos de óleo, cheirariam se houvesse odores desagradáveis e sentiriam a temperatura e a vibração das bombas de lama.
Algumas vezes eles também lançavam inspeções de dispositivos relevantes com base nos dados obtidos pelo sistema de controle inteligente.
Para Tian Kun Hao, que trabalha 24 horas por dia, a manutenção de equipamentos eletromecânicos e de energia é de vital importância.
Após uma visita de inspeção, os oficiais de máquinas em serviço voltariam para uma sala de controle que fica de frente para o motor da embarcação, onde a potência do motor, o status do sistema hidráulico e outras informações são mostradas no sistema de controle inteligente. Isto os ajuda a proteger melhor o “coração” da gigantesca draga.
Na embarcação, uma reunião de trabalho resumido é realizada toda semana, durante a qual o capitão Wang Chunmin resume o trabalho e diferentes tripulações apresentam seus planos de trabalho. Além disso, revisões de trabalho, cursos de treinamento, educação sobre segurança na produção e outras atividades também são freqüentemente realizadas em Tian Kun Hao.
Huo Zongjie, um representante a bordo da CCCC Tianjin Dredging Co., Ltd. que construiu Tian Kun Hao, disse que a reunião semanal de trabalho resumido é uma plataforma institucional que promove intercâmbios e ajuda a resolver problemas durante o trabalho.
Huo observou que esta é a primeira chegada da draga chinesa ao Oriente Médio desta vez, onde está competindo com seus pares da Holanda e Bélgica. “Estamos confiantes em demonstrar uma boa imagem das empresas chinesas”, disse ele.
O gerente de saúde e segurança ambiental Amir Mahmoud do projeto de dragagem e recuperação da Ilha Hudayriyat tem trabalhado no Oriente Médio por mais de 10 anos e visitou dragas fabricadas por várias empresas.
“O tamanho e a operação padrão em Tian Kun Hao me chocaram quando cheguei lá pela primeira vez”, disse ele.
Mohammed Saleh, diretor do projeto da National Marine Dredging Company dos Emirados Árabes Unidos, disse ao Diário do Povo que Tian Kun Hao tem suas próprias características quando comparado com as mais recentes dragas europeias.
Ele saudou o sistema de dragagem automática do navio desenvolvido pela China, que mostra informações e dados claros e é fácil de operar. Ele também falou muito sobre o ambiente limpo e a competência do pessoal da draga.
Fonte: STCN