Nesta terça-feira (31), foi realizada a reunião inicial do Radiotelescópio de Matriz de Quilômetro Quadrado da China (SKA), disse o Science and Technology Daily. A reunião notificou a participação da China no SKA e divulgou o “Livro Branco do SKA da China”.
O SKA é uma matriz de abertura sintética composta por um grande número de antenas de pequenos elementos que se estendem por milhares de quilômetros. Seus objetivos de pesquisa científica incluem a formação da primeira geração de corpos celestes, formação e evolução das galáxias, a natureza da energia escura, do campo magnético cósmico, natureza da gravidade e da civilização extraterrestre, entre muitos outros assuntos.
Projeto SKA
Em março de 2019, o Ministério da Ciência e Tecnologia da China assinou a “Convenção do Estabelecimento do Observatório de Matrizes de Quilômetros Quadrados” em Roma, Itália, aderindo à primeira fase do SKA, junto com outros países incluindo Austrália, Itália, Holanda, Portugal, África do Sul e Reino Unido, formando-se os membros fundadores da Organização Internacional do Observatório SKA.
No início de 2021, o Observatório SKA foi estabelecido e colocado em operação, com sede no Reino Unido e sítios de telescópio na Austrália e na África do Sul.
Em junho de 2021, o Observatório SKA iniciou a construção do telescópio, entrando oficialmente na fase de construção.
Fonte: IT Home