O maior armazenamento de gás natural da China, de Hutubi, da Companhia de Petróleo de Xinjiang, já acumulou mais de 2 bilhões de metros cúbicos de injeção, com um volume máximo de injeção diária atingindo 26 milhões de metros cúbicos, desde o início do ciclo de injeção em 28 de março. Esse é um novo recorde histórico, fornecendo um suporte adicional para o fornecimento de gás natural nas cidades ao longo do gasoduto Oeste-Leste para o inverno e a próxima primavera da China. Até agora, o maior armazenamento de gás natural da China já acumulou mais de 23,4 bilhões de metros cúbicos desde o início de suas operações.
O armazenamento de gás de Hutubi é o primeiro grande armazenamento de gás do país com uma capacidade superior a 10 bilhões de metros cúbicos, sendo atualmente o sexto maior do mundo e o maior da Ásia, além de ser o primeiro armazenamento de gás a receber gás importado da Ásia Central. Este ano, utilizando tecnologia de simulação digital, o armazenamento de gás monitora em tempo real a pressão e a distribuição de fluxos, realizando injeções precisas.
Em junho, com a entrada em operação do maior compressor do país no armazenamento de gás de Hutubi, a capacidade de injeção diária do armazenamento aumentou de 16 milhões de metros cúbicos para 26 milhões de metros cúbicos.
Transformação digital no setor de gás da China
Com a indústria de petróleo e gás avançando para a era do controle e gerenciamento inteligente e digital, o armazenamento de gás de Hutubi também acelerou sua transformação digital nos últimos anos. Atualmente, o maior armazenamento de gás natural da China foi transformado em um “depósito de gás” inteligente e sem necessidade de plantão de supervisão.
“No início da operação do nosso armazenamento, a coleta e o armazenamento de dados de produção ainda não eram adequados, e os funcionários precisavam inspecionar a cada duas horas, registrando nossos parâmetros de operação. Agora, com a aplicação de tecnologias de Internet das Coisas e inteligência artificial, os funcionários podem monitorar e ajustar os dados de produção de forma centralizada e remota a partir do centro de comando de produção”, Xu Peng, vice-chefe da estação de injeção da Companhia de Armazenamento de Gás de Xinjiang.
O armazenamento de gás de Hutubi utiliza tecnologia de gêmeos digitais, aumentando significativamente o nível de digitalização do armazenamento e melhorando a capacidade de controle de segurança em 50% em relação ao passado, com uma identificação de riscos mais eficiente e precisa. Atualmente, o local de produção do armazenamento de gás de Hutubi alcançou cobertura de rede, com uma taxa de cobertura de coleta de dados de produção de 100% para parâmetros e pontos-chave.
Fonte: news.cn