Empreendedorismo

Lucro do Grupo Trip.com dispara com retorno das viagens na China

Grupo Trip
Fonte da imagem: Grupo Trip/ Divulgação

O Grupo Trip.com, proprietário chinês das renomadas plataformas Skyscanner, Ctrip e Qunar, anunciou um surpreendente aumento de mais de 15 vezes no lucro líquido do segundo trimestre, à medida que os viajantes retomaram suas explorações após a pandemia, com destaque para as viagens dentro da China.

No período entre abril e junho, esta agência de viagens online viu seu lucro líquido saltar impressionantes 1.400%, atingindo a marca de 648 milhões de yuans (US$ 89 milhões), em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, conforme revelado em seu relatório de resultados divulgado hoje. A receita também não ficou atrás, quase triplicando para 11,2 bilhões yuans (US$ 1,5 bilhão).

O Trip.com mantém uma perspectiva otimista sobre a demanda de viagens a longo prazo e as oportunidades do mercado, como destacado por Liang Jianzhang, seu presidente executivo. No entanto, a empresa optou por não divulgar orientações sobre seus ganhos futuros.

Durante o segundo trimestre, a maior parte das vendas veio da emissão de bilhetes de transporte, com o segmento central crescendo quase três vezes, atingindo 4,8 bilhões de yuans (US$ 657,1 milhões). No entanto, a receita proveniente de acomodações cresceu ainda mais rápido, com um aumento de cerca de 220%, alcançando 4,3 bilhões de yuans. As excursões viram um aumento impressionante de quase seis vezes, atingindo cerca de 722 milhões de yuans, enquanto os serviços de viagens a negócios também saltaram quase três vezes, alcançando 584 milhões de yuans.

O número de reservas de hotéis em todas as plataformas aumentou em 160%, atingindo um recorde, enquanto as reservas de voos quase dobraram, também atingindo um pico histórico. Nas plataformas domésticas, incluindo Ctrip e Qunar, as reservas de hotéis aumentaram ainda mais, com um crescimento de 170%, e um aumento de 60% em relação a 2019, antes da pandemia. Embora as viagens internacionais ainda estejam abaixo dos níveis pré-pandêmicos, as reservas de hotéis e passagens aéreas para o exterior se recuperaram para representar mais de 60% do mesmo período em 2019.

Do ponto de vista das vendas, o Trip.com superou o impacto da pandemia de Covid-19, com um aumento de 29% na receita no segundo trimestre em comparação com o mesmo período de 2019. Além disso, a lucratividade da empresa passou de negativa para positiva, marcando uma virada notável, já que a empresa havia reportado um prejuízo líquido de 403 milhões de yuans quatro anos atrás.

Este ano tem sido verdadeiramente excepcional para o Trip.com, com lucro líquido no primeiro semestre atingindo a marca de 4 bilhões de yuans, em comparação com um prejuízo líquido de 958 milhões de yuans no ano anterior, durante o auge da pandemia. A receita da empresa também disparou, aumentando em mais de 25 vezes e atingindo 20,5 bilhões de yuans (US$ 2,8 bilhões).

No entanto, os números impressionantes não se refletiram nos movimentos de ações da Trip.com. As ações da empresa listadas em Hong Kong [HKG: 9961] caíram 7,9%, encerrando o dia em HKD 303,60 (US$ 38,70). Ainda assim, o preço das ações permanece cerca de 12% acima do valor registrado no início deste ano.

 

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Traveldaily
Imagem principal: Trip.com/ Divulgação