Empreendedorismo

Luckin Coffee abre quarta loja temática do Brasil em Guangzhou

Luckin Coffee Loja do Brasil
Fonte da imagem: Xinhua

A Luckin Coffee inaugurou recentemente sua quarta loja temática dedicada ao Brasil na China, a primeira na província de Guangdong. A unidade fica no CBD de Zhujiang New Town, em Guangzhou. O gerente-geral do escritório Ásia-Pacífico da ApexBrasil, Victor Queiroz, e o cônsul-geral do Brasil em Guangzhou, Alan Coelho de Séllos, participaram da cerimônia de abertura. A loja oferecerá aos consumidores chineses uma experiência voltada à cultura brasileira e servirá como um canal de aproximação entre os dois países.

Com cerca de 128 milhões de habitantes, Guangdong é a província mais populosa da China e um mercado estratégico para marcas nacionais e estrangeiras. Recentemente, a Luckin Coffee ultrapassou 4.000 unidades na província, tornando-se a primeira região do país a atingir esse número e consolidando sua posição de liderança no mercado local de café. Segundo a empresa, esse marco evidencia o reconhecimento da marca e o vigor do consumo regional.

A nova loja também reforça a cooperação cultural entre China e Brasil. Após a assinatura de um memorando de compra de grãos brasileiros no valor de dezenas de bilhões de RMB em 2024 e a realização do Festival da Cultura do Café Brasil 1.0, a Luckin Coffee manteve o projeto de intercâmbio cultural. Em maio de 2025, lançou o “Festival da Cultura do Café Brasil 2.0”, em parceria com empresas brasileiras. A empresa pretende abrir mais de 30 lojas temáticas de café brasileiro em todo o país. Até o momento, já foram inauguradas unidades em Pequim, Xangai, Xiamen e Guangzhou, ampliando a difusão da cultura cafeeira do Brasil e fortalecendo a cooperação econômica entre os dois países.

Victor Queiroz, da ApexBrasil, declarou: “A loja temática da Luckin Coffee dedicada ao Brasil é um marco importante. Aumentar a presença do café brasileiro em Guangdong tem grande relevância. Desde 2009, a China é nosso maior parceiro comercial. Nos últimos anos, as exportações de café cresceram de forma expressiva, e acreditamos que o mercado chinês possui enorme potencial para expansão do café brasileiro”, afirmou.

Em junho de 2025, a ApexBrasil concedeu à Luckin Coffee o título de “Parceiro Estratégico da Cultura do Café Sino-Brasileira” em reconhecimento à sua contribuição para o intercâmbio cultural e econômico. Além das lojas temáticas, a base de torrefação da empresa em Jiangsu abriga um Museu do Café Brasileiro, e outro museu começou a ser construído no parque industrial de inovação de Xiamen em junho de 2025.

Fonte: finance.sina.com.cn