Empreendedorismo

Loja oficial de Black Myth: Wukong no Tmall fatura US$ 410 mi em três dias

Loja Black Myth: Wukong
Fonte da imagem: Xinhua

A loja oficial no Tmall (uma das maiores plataformas de e-commerce da China) do jogo chinês de grande sucesso Black Myth: Wukong gerou quase 3 milhões de yuans (US$ 410 mil) em vendas nos três primeiros dias após sua inauguração, demonstrando a popularidade de produtos baseados em propriedade intelectual entre os jovens consumidores chineses.

O e-commerce abriu em 15 de janeiro, oferecendo mais de 30 categorias de produtos com a marca Black Myth: Wukong, incluindo figuras colecionáveis e acessórios. Três dias depois, seis itens já estavam esgotados, e o prazo estimado de entrega para alguns produtos foi estendido para “até 90 dias”.

Black Myth: Wukong é um jogo de ação e aventura inspirado na mitologia chinesa. Lançado em agosto passado, conquistou o público global com gráficos impressionantes e uma jogabilidade única, gerando receitas superiores a US$ 1 bilhão.

As vendas robustas de produtos derivados são o primeiro indicativo do sucesso comercial do jogo e refletem o forte apelo de mercado da propriedade intelectual (IP), segundo o analista da indústria de games Zhang Shule, entrevistado pelo portal chinês, Yicai. No entanto, Zhang destaca que, para se tornar uma super IP, o desenvolvedor precisa ir além de produtos e investir em filmes, séries de televisão e parques temáticos.

A Game Science, estúdio responsável por Black Myth: Wukong, anunciou recentemente uma parceria com plataformas de gestão e comercialização de IP do Alibaba Group, que é dono do Tmall, para fortalecer a influência da marca no mercado de produtos derivados. A desenvolvedora também informou a formação de uma equipe dedicada ao design, produção e comercialização de mercadorias do jogo.

Embora alguns consumidores tenham considerado os preços elevados e outros tenham criticado a qualidade dos produtos vendidos na loja do Tmall, isso não impediu uma grande quantidade de fãs de adquiri-los. Por exemplo, mais de 500 unidades de um item com preço de 499 yuans (US$ 68) foram vendidas nos primeiros três dias.

O mercado chinês de produtos derivados baseados em obras protegidas por direitos autorais, como animações, quadrinhos e jogos, está crescendo rapidamente, à medida que mais consumidores nascidos após o ano 2000 começam a consumir esses itens.

Entre 2023 e 2029, espera-se que o mercado de animações, quadrinhos e jogos cresça a uma taxa composta anual de 18%, atingindo 590 bilhões de yuans (US$ 80,6 bilhões), segundo o Instituto de Pesquisa da Indústria Qianzhan e o Instituto de Pesquisa de Valores Mobiliários de Zhejiang.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global