O número de usuários de comércio eletrônico com transmissão ao vivo, conhecido como live commerce, aumentou continuamente na China. Até dezembro de 2023, a escala de usuários atingiu 597 milhões, representando 54,7% do total de internautas do país. De acordo com o Relatório de Desenvolvimento de Alta Qualidade da Indústria de Comércio Eletrônico com Transmissão ao Vivo (2023-2024), que fornece informações sobre o live commerce, e publicado nesta sexta-feira, 11, a taxa de penetração desse tipo de comércio eletrônico aumentou de 4,9% para 30,4%, de 2019 a 2022. No ano passado, chegou a 37,8%.
O relatório também mostra que o número total de pessoas empregadas na indústria do comércio eletrônico da China já excedeu 70 milhões, envolvendo várias funções, como câmera, direção, produção, legendagem, tecnologia de transmissão ao vivo, planejamento de transmissão ao vivo, design de transmissão ao vivo e gestão de amostras, assim como vários departamentos de negócios.
As empresas de live commerce estão principalmente concentradas nas províncias costeiras da China, com destaque para Zhejiang e Guangdong. Hangzhou, Haikou e Shenzhen tornaram-se os principais locais de aglomeração de live commerce. Os endereços de registro de várias empresas líderes do setor estão principalmente concentrados em Pequim, Xangai, Hangzhou e Shenzhen.
Os dados do Ministério do Comércio da China ainda mostram que no primeiro semestre de 2023, o número de vendedores ativos de live commerce de todas as indústrias e setores atingiu 3,374 milhões. Os dados da Agência Nacional de Estatísticas mostram que em 2023, as vendas líquidas de bens físicos online na China aumentaram 8,4% em relação ao ano anterior, representando 27,6% do total das vendas de consumo social. De janeiro a junho de 2024, as vendas líquidas de bens físicos online no país aumentaram 8,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, representando 25,3% do total das vendas de consumo social.
O Relatório de Desenvolvimento de Alta Qualidade da Indústria de Comércio Eletrônico com Transmissão ao Vivo (2023-2024) foi produzido pelo Instituto Nacional de Metrologia da China, em conjunto com o Centro de Certificação da Qualidade da China, o Centro de Pesquisa Científica e Tecnológica da Alfândega da China, o Instituto de Inovação Tecnológica da Academia Nacional de Metrologia da China em Shenzhen.
Fonte: ithome.com