Em comparação com a rodovia, o metrô tem as vantagens de grande capacidade, controle de tempo e maximização do espaço, o que pode aliviar muito os problemas de congestionamento nas grandes metrópoles.
Para as cidades modernas, o metrô está intimamente ligado e influencia os indicadores urbanos, tais como comércio, população, preços dos imóveis, entre outros, especialmente quando o planejamento do metrô, em certa medida, indica a direção do desenvolvimento da cidade, de modo que há um ditado entre os cidadãos chineses que diz: “um som do metrô vale dez mil taels de ouro”.
No momento, a quilometragem total das operações do metrô de Shenzhen aumentou para 411 quilômetros, somando mais de 100 quilômetros em um ano, o que pode ser considerado um ano de rápido progresso do transporte metropolitano.
Shenzhen está atualmente em quarto lugar em termos de quilometragem total do metrô em comparação com outras cidades chinesas, com uma certa distância de Xangai, Pequim e Guangzhou. Outras cidades que podem ultrapassar em escala o Shenzhen são Nanjing, Chengdu, Wuhan e Chongqing.
Embora exista uma grande diferença entre a quilometragem do metrô de Shenzhen e as de Xangai, Pequim e Guangzhou, a área urbana de Shenzhen é apenas cerca de 1/8 da de Pequim, 1/3 da de Xangai e 1/4 da de Guangzhou, o que faz com que ela ultrapasse drasticamente no indicador de densidade do metrô.
Pequim, Tianjin, Xangai e Guangzhou foram os precursores na construção de rede de metrô, todos foram inaugurados antes do ano 2000.
Shenzhen, Nanjing, Wuhan e Chongqing construíram seus metrôs por volta de 2004, enquanto Chengdu e Hangzhou abriram seus primeiros metrôs mais tarde, em 2010 e 2012 respectivamente.
No desenvolvimento metropolitano, o transporte ferroviário, principalmente o metrô, é uma garantia importante para a integração das áreas urbanas. Do ponto de vista do desenvolvimento econômico, enquanto a população é descentralizada para a periferia da cidade, é importante manter uma alta eficiência no transporte público, o que é de grande importância para melhorar a produtividade da mão-de-obra e promover o cluster industrial.
Fonte: 21caijin