Tecnologia

Lenovo desenvolve o seu primeiro robô industrial que pode ser manipulado remotamente com precisão

A Lenovo lançou seu primeiro robô industrial, o robô industrial Daystar, na Conferência Lenovo Tech World 2020. É relatado que o robô se destina principalmente à pintura pulverizada de grandes aeronaves, com o objetivo de resolver o alto custo de tempo da pintura tradicional e da inconsistência da pintura manual.

O robô tem modo autônomo e modo de colaboração à distância, no modo autônomo ela executa ações inteligentes e mapeamento da região de atividade, através do reconhecimento 3D. Dessa forma, guia o braço do robô a realizar as tarefas. No modo de colaboração a distância, o robô irá filmar em 3D e usar a rede 5G para enviar as imagens ao usuário, além disso, é usado óculos de Realidade Virtual (VR) e controle remoto para manipular remotamente a execução síncrona do robô para a pintura. O robô Daystar também pode realizar inspeção automática da qualidade do revestimento por computador com base na visão.

 

As características adicionais da série Daystar da Lenovo são comparadas como “mãos”, “pés” e “cérebro”.

A “mão” é o braço robótico, que pode aprender e simular os movimentos e ângulos da operação do trabalhador, a empresa incluiu tecnologias de machine learning. E melhorou na eficiência da sincronização entre o braço robótico e o braço do trabalhador.

O “pé” é a mobilidade do robô, através do 5G e a computação, ele pode ajudar os robôs a se moverem mais livremente em diferentes cenários da indústria. A segurança dos robôs também é otimizada, quando encontrarem obstáculos ou trabalhadores na oficina ele o reconhece e automaticamente pausa para o outro circular primeiro.

O “cérebro” é a capacidade do robô, através da inteligência artificial, de aprender as operações do trabalhador no modo de colaboração à distância, para que no futuro, ao processar a mesma peça de trabalho, reproduza com precisão as etapas anteriores que o operário executou. Isso aumenta a estabilidade e consistência da produção da oficina e a qualidade do processamento.

Os robôs Lenovo Daystar são ideais para substituir o trabalho manual em vários cenários como das indústrias com espaço de trabalho restrito e ambientes perigosos, reduzindo muito o risco de trabalho manual.

As aplicações típicas incluem linhas de montagem, oficinas de pulverização, operações de inspeção de energia elétrica, testes radioativos em usinas nucleares, manuseio e descarte de resíduos nucleares, ambientes de trabalho de alta temperatura e alta pressão, e assim por diante.

Fonte: cctime.com; Yi Magazine; 36kr