Empreendedorismo

Jogos e publicidade elevam em 47% lucro da Tencent no 3º trimestre

Lucro jogos Tencent
Fonte da imagem: Sundry Photography/ Adobe Stock

A gigante chinesa de tecnologia Tencent Holdings anunciou um aumento de 47% no lucro do terceiro trimestre em relação ao ano anterior, superando as expectativas, impulsionado por ganhos em jogos e publicidade.

O lucro líquido alcançou 53,2 bilhões de yuans (US$7,3 bilhões) nos três meses encerrados em 30 de setembro, conforme o último relatório de resultados divulgado pela empresa sediada em Shenzhen. A receita aumentou 8%, totalizando 167,1 bilhões de yuans (US$23 bilhões).

A receita de serviços de valor agregado, principalmente proveniente de jogos, subiu 9% para 82,7 bilhões de yuans, graças a títulos como PUBG Mobile, Brawl Stars, Valorant e Honour of Kings. A receita de publicidade saltou 17%, atingindo 30 bilhões de yuans (US$4,1 bilhões) no trimestre, enquanto a receita de serviços financeiros e corporativos cresceu 2%, somando 53,1 bilhões de yuans (US$7,3 bilhões).

“Entregamos um crescimento robusto de receita em nosso negócio de games, sustentado pela performance consistente de jogos duradouros globalmente e pelas contribuições de novos títulos com potencial de longevidade”, afirmou Pony Ma Huateng, presidente e CEO da Tencent, em comunicado.

As ações da Tencent [HKG: 0700] encerraram o dia praticamente estáveis a 403,40 dólares de Hong Kong (US$51,83) cada, após uma alta de até 2,8% no início do pregão. Desde o final do ano passado, o papel acumula uma valorização de mais de 37%.

A recente integração do aplicativo de pagamentos móveis WeChat Pay da Tencent com a plataforma de e-commerce Taobao, do grupo rival Alibaba, está beneficiando ambas as partes, embora seja necessário mais tempo para avaliar plenamente o impacto da colaboração, afirmaram executivos durante a teleconferência de resultados.

Na área de e-commerce, a Tencent destacou seus planos para o WeChat Shops, uma funcionalidade que permite que vendedores ofereçam produtos diretamente no aplicativo de mensagens WeChat. A empresa vê o WeChat Shops como a base de um ecossistema de comércio eletrônico mais amplo dentro da plataforma. A ferramenta será integrada com recursos como Moments, Search e Mini Programs, além de oferecer suporte aos comerciantes para atrair tráfego e realizar transações.

“Adotaremos uma abordagem gradual para construir o ecossistema do WeChat Shops”, comentou a administração, mostrando otimismo quanto ao potencial de longo prazo do e-commerce.

A Tencent relatou benefícios reais com o uso de inteligência artificial, especialmente em recomendações de conteúdo e aprimoramento da publicidade direcionada. Segundo a empresa, as ferramentas de IA devem contribuir substancialmente para a receita, principalmente nos serviços de vídeo, e ainda há muito espaço para crescimento em comparação com concorrentes norte-americanos.

“Estamos vendo cada vez mais benefícios tangíveis com a aplicação de IA em nossos produtos e operações, incluindo serviços de marketing e nuvem, e continuaremos a investir em tecnologia, ferramentas e soluções de IA que auxiliem usuários e parceiros”, destacou Ma.

O número de usuários ativos mensais das versões chinesa e internacional do WeChat subiu 3%, alcançando 1,38 bilhão. A quantidade de assinantes dos serviços de música cresceu 16%, para 119 milhões, enquanto a de serviços de vídeo de longa duração aumentou 6%, chegando a 116 milhões.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global