Empreendedorismo

Jack Ma explora novos horizontes na indústria de alimentos com agricultura inteligente

Agricultura inteligente
Fonte da imagem: Wangping/ Xinhua

Jack Ma, o renomado cofundador do gigante do comércio eletrônico Alibaba Group Holding, está adicionando mais uma faceta ao seu diversificado portfólio de investimentos. Dessa vez, ele mira o próspero setor de alimentos pré-cozidos.

No dia 22 de novembro, foi estabelecida uma nova empresa sob o nome de “Hangzhou Majia Kitchen Food,” totalmente controlada por Ma. Os registros do Sistema de Divulgação de Informações de Crédito Empresarial Nacional revelam que a empresa está envolvida na venda de alimentos pré-embalados, importação e exportação, atacado de produtos agrícolas, atacado de produtos de necessidades diárias, gerenciamento de hotéis e serviços técnicos.

Analistas apontam que a incursão de Jack Ma no setor de refeições prontas não é surpreendente, especialmente considerando seu recente interesse e investimentos em agricultura. Em agosto, Ma revelou estar profundamente envolvido no campo agrícola, uma paixão que o levou a ser nomeado professor visitante distinto no Tokyo College da University of Tokyo, com foco em agricultura sustentável e produção de alimentos.

Recentemente, Ma também explorou as operações do Charoen Pokphand Group, uma empresa tailandesa com atividades centradas em agricultura e criação de animais. Essas incursões indicam um movimento estratégico do empresário serial em direção a setores que abrangem a cadeia alimentar, desde a produção agrícola até a oferta de refeições prontas.

O mercado de refeições prontas na China é projetado para atingir a marca impressionante de 1 trilhão de yauns (USD 150 bilhões) até 2026, mais do que o dobro do tamanho atual, segundo a iiMedia Consulting. No entanto, a taxa de penetração de refeições pré-cozidas na China é notavelmente inferior, situando-se entre 10% e 15% em 2021, em comparação com mais de 60% no Japão e nos Estados Unidos. Esse cenário aponta para um vasto potencial de crescimento e expansão no mercado chinês.

Desde que se afastou da presidência da Alibaba em 2019, Ma direcionou sua atenção para a agricultura e educação. A Alibaba, empresa da qual Ma é um dos fundadores, também possui o South China Morning Post.

O lançamento da Hangzhou Majia Kitchen Food pode ser interpretado como mais um capítulo na crescente jornada de Jack Ma em direção à agricultura sustentável e à inovação na indústria alimentícia. Até o momento, não houve resposta imediata da Jack Ma Foundation ou da Alibaba Group em relação a esse novo empreendimento. No entanto, com a dedicação contínua de Ma ao setor agrícola, esta incursão estratégica parece ser um movimento consciente em direção a uma indústria que está rapidamente se transformando em um campo de experimentação para tecnologias e práticas agrícolas avançadas. O futuro dirá como essa nova aposta de Jack Ma moldará o cenário da alimentação pré-embalada e da agricultura inteligente na China e além.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: STCN
imagem principal: Wangping/ Xinhua