Ações da Jianghuai Automobile Group, mais conhecida como JAC Motors da China, registraram um aumento de até 8,1% hoje, após relatos de que o primeiro veículo elétrico de alto padrão do fabricante de automóveis chinês, desenvolvido em parceria com a gigante de tecnologia Huawei Technologies, será lançado no próximo ano.
O veículo utilitário multiuso, que será produzido sob a marca Aito da Huawei, será comercializado por 1 milhão de yuans (US$ 140.000), de acordo com Ming-Chi Kuo, analista da TFI Securities and Futures, que compartilhou a informação em mídias sociais. As entregas estão programadas para começar no segundo trimestre do próximo ano, e Kuo prevê que as vendas atingirão 50.000 unidades no primeiro ano após o lançamento no mercado.
Ainda não está claro o tipo de colaboração entre as duas empresas. A Huawei tem diferentes formas de parceria com fabricantes de automóveis, que variam desde o fornecimento de tecnologia até o envolvimento em aspectos como design e marketing, mas não abrange a fabricação. Recentemente, a empresa sediada em Shenzhen tem firmado parcerias com diversos fabricantes de automóveis, como Seres Automobile, Chery Automobile e Baic Bluepark New Energy Technology, como parte de seus esforços para promover seu negócio de veículos inteligentes.
Além disso, a Huawei já está trabalhando em conjunto com a JAC Motors na construção de um parque industrial inteligente de veículos elétricos em Feixi, na província de Anhui, que será responsável pela produção de veículos elétricos de alto padrão.
A JAC Motors registrou a venda de 278.800 veículos no primeiro semestre deste ano, representando um aumento de 18,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A empresa espera obter um lucro líquido de 150 milhões de yuans (US$ 21 milhões) durante esse período.
Ao ser contatada pelo Yicai, a JAC Motors não quis se pronunciar.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global
Imagem principal: Attila Volgyi/Xinhua