Em abril, os entusiastas de animação da China receberam uma nova temporada de desenhos. De acordo com estatísticas, entre o final de março e junho, pelo menos 20 animações domésticas foram programadas para serem lançadas, incluindo novas obras de vários gêneros e continuações de animações populares.
A concentração do lançamento de animação nacional, caracteriza um grande crescimento da indústrica de desenho animado da China. Pela lista dos filmes desta temporada nas principais plataformas, é possível ter um breve vislumbre das estratégias de layout de conteúdo das diferentes plataformas de vídeo do setor.
Desenhos da plataforma Tencent Video
Conteúdo de animação exclusivo da Tencent Video, são muitas vezes baseados em livros de romances e mangás, contendo gêneros como mistério, ação, aventura, romance e outros favoritos pelo público chinês, e as novas animações programadas também se enquadram nessas categorias. Como a versão animada de “Explore With The Note – The Lost Tomb”, “Perfect World” e outras adaptações populares de animação, essas obras passaram pela verificação do mercado e ganhou certa reputação.
Além disso, a Tencent Video também desenvolverá vários desenhos em série. A “Fox Spirit Matchmaker- Liangshenghua Chapter”, que começou a transmitir no final de março, já é a 10ª obra da série; a animação “Battle Through the Heavens”, que é adaptada do romance homônimo de Tian Jie Tudou, também lançou sua quarta temporada. O ciclo de vida dessas obras foi ampliado à medida que a série é constantemente atualizada.
(Fonte: 36kr; Imagens do desenho “Battle Through the Heavens”)
Devido à complexa composição da matriz de animação da Tencent Video, as reservas de conteúdo da “Tencent Animation & Comics”, “Tencent Penguin Pictures” e “China Literature” continuam a fornecer uma fonte de conteúdo de qualidade para o setor de desenho animado. A atualização contínua do conteúdo exclusivo de animação também se tornou uma grande força motriz para a plataforma promover o crescimento do número de membros novos e pagos.
Desenhos da plataforma BiliBili
Como a principal comunidade cultural e plataforma de vídeo onde se reúnem grande parte de fãs de animação, a BiliBili acelerou a construção da indústria de desenho animado da China, com uma estratégia de conteúdo mais segmentada verticalmente e um foco particular no desenvolvimento da animação original.
Há um total de 12 animes chineses transmitidos exclusivamente na plataforma durante a temporada de primavera, dos quais 8 são obras originais, incluindo obras populares como “The Legend of LUOXIAOHEI” e “Incarnation – The Final Chapter”, assim como obras de fantasia e suspense “Shi Guang Dai Li Ren”, e “Li Linke’s Little Restaurant” para comida. Estas obras originais cobrem uma ampla gama de gêneros na tentativa de melhor se ajustar às preferências de conteúdo de diferentes públicos.
(Fonte: 36kr; Imagens do desenho “Incarnation – The Final Chapter”)
Os usuários da BiliBili são proativos em conhecer, avaliar e compartilhar animes originais, e a ecologia do conteúdo PUGC (Professional User Generated Content), por sua vez, pode trazer maior atenção à animação original. A operação integrada do mecanismo de membros, compras, jogos, transmissão ao vivo e outros negócios também ajuda a promover a incorporação de recursos a montante e a jusante da cadeia industrial, maximizando o valor comercial das obras.
Com o boom da indústria de vídeo online, a demanda de conteúdo de animação pelos espectadores está constantemente aumentando e, portanto, o conteúdo de qualidade está ganhando mais oportunidades. Embora a maioria da animação doméstica seja dominada por grandes plataformas de vídeo, ainda há espaço para os criadores de animação que se mantêm firmes no mercado com seu excelente conteúdo.
Para todos os tipos de plataformas de vídeo, o conteúdo exclusivo e autoproduzido se tornou obrigatório para a competitividade no mercado. Entretanto, o ciclo de produção do projeto de animação foi ampliado, desde o planejamento, revisão da produção até o início da transmissão e pós-operação, exigem mais coordenação do produtor e capacidade de gerenciamento. As mudanças nas regras de criação de conteúdo também trouxeram novos desafios aos produtores de animação e às equipes de produção.
Fonte: 36Kr; Conta pública no WeChat, ID: acgxclub, autor: ACGx