Empreendedorismo

Índice de desenvolvimento das PMEs da China atinge maior patamar em 18 meses

PME

Uma medida da saúde operacional das pequenas e médias empresas (PME) da China subiu no mês passado para o nível mais alto desde agosto de 2021.

O índice de desenvolvimento das pequenas e médias empresas (PME) da China subiu 0,7 ponto para 89,6 em fevereiro de um mês, ainda abaixo da marca expansionista de 100, de acordo com os resultados de uma pesquisa divulgada hoje pela Associação de Pequenas e Médias Empresas da China. O índice é calculado com base em uma pesquisa com 3.000 PMEs.

A economia chinesa continuou a se recuperar desde que o país aliviou os controles da Covid-19 no final do ano passado e o consumo começou a ganhar ritmo durante o feriado de Ano Novo chinês em janeiro.

As bitolas das oito indústrias incluídas na pesquisa subiram por um segundo mês consecutivo, com os setores de serviços sociais, software de informática, hospedagem e restauração no topo. Mas todos os oito pontuaram em território negativo, indicando que a recuperação ainda não está em uma base vendida.

As medidas para pedidos domésticos, vendas e preços de venda subiram entre todas as indústrias pesquisadas.

Oito subíndices saltaram, incluindo eficiência comercial, mercado e operações. Os subíndices de capital e força de trabalho atingiram o nível de expansão, enquanto o indicador de eficiência empresarial permaneceu o mais baixo.

Na medida que a situação da pandemia melhora na China, as políticas fiscal e monetária continuam a exercer força, e a confiança do mercado tem sido significativamente reforçada. O subíndice de mercado subiu 1,1 pontos para 81,8 no mês passado, a partir de janeiro.

Os custos continuaram a subir para as empresas dos oito setores, pois houve um aumento em quatro subíndices de custos de produção e seis subíndices de custos de mão-de-obra. Junto com a recuperação da confiança das PMEs, a medida da percepção econômica subiu 0,8 ponto para 99,5.

As bitolas regionais, indicando o desenvolvimento regional das PMEs, também subiram no mês passado. As regiões leste e central foram as que mais ganharam, refletindo sua rápida reviravolta econômica.

Fonte: Yicai Global