Destaques da Semana

Incorporadora chinesa Country Garden anuncia reestruturação de dívida

Incorporadora chinesa

A incorporadora chinesa Country Garden divulgou um comunicado nesta terça-feira (10), informando que, até a data do comunicado, não havia pago o valor devido de HK$ 470 milhões e que talvez cumpriria as obrigações de pagamento de todas as dívidas no exterior, incluindo as obrigações de pagamento dos títulos em dólares americanos. Depois de concluir a rolagem geral de sua dívida interna, a Country Garden Holdings lançou rapidamente a reestruturação de sua dívida.

A empresa contratou a China International Capital Corporation Hong Kong Securities Limited e a Houlihan Lokey (China) Limited como consultores financeiros, e a Sidley Austin LLP como consultores jurídicos para ajudar a avaliar a estrutura de capital e a posição de liquidez do Grupo e formular uma solução.

Essa medida significa que a reorganização da dívida externa da Country Garden foi oficialmente iniciada. As estatísticas mostram que, até o momento, há 15 títulos públicos em dólares americanos da Country Garden no período de sobrevivência, com o valor principal de cerca de 9,3 bilhões de dólares americanos. Até 2023, a empresa está enfrentando principalmente o pagamento de juros de notas em dólares americanos, e não há valor principal de notas em dólares americanos vencendo.

A Country Garden disse que, devido ao profundo ajuste do mercado imobiliário, as vendas do Grupo estão sob pressão óbvia desde a entrada em 2023 e, de janeiro a setembro, o Grupo alcançou vendas de ações de aproximadamente RMB 154,98 bilhões, uma redução anual de 43,9% e, na ausência de uma melhoria significativa no ambiente de vendas do setor, o Grupo está enfrentando incertezas na alienação e venda de seus ativos e espera que sua liquidez continue tensa no curto a médio prazo.

Para aliviar a pressão de capital de curto prazo, a Country Garden concluiu a rolagem geral de cerca de RMB 14,7 bilhões de nove títulos domésticos em setembro. De acordo com a Country Garden, “o programa de rolagem obteve o consentimento necessário dos detentores de títulos relevantes, o que deu ao Grupo tempo e espaço para se concentrar na retomada das operações”.

Com relação à trajetória de outras empresas do setor imobiliário, a dificuldade de reestruturar a dívida no exterior é geralmente maior em comparação com a rolagem da dívida doméstica. Para obter a compreensão e o apoio dos credores, a Country Garden anunciou que promoverá medidas de gerenciamento da dívida no exterior e formulará uma solução geral para realizar uma estrutura de capital sustentável e de longo prazo de maneira justa e equitativa, com base no respeito ao status legal existente de todos os credores e à ordem legal de pagamento.

A Empresa solicita respeitosamente que os credores deem tempo para que a Empresa avalie objetivamente os desafios que enfrenta atualmente e trabalhe com seus consultores para desenvolver soluções pragmáticas e ideais para todas as partes interessadas.

Além de avançar com o exercício de rolagem da dívida, o foco principal da Country Garden no momento é a preservação das entregas. Os dados mais recentes mostram que, até 30 de setembro de 2023, a Country Garden entregou um total de aproximadamente 420.000 novas residências com uma área de entrega de 51,12 milhões de metros quadrados. Os projetos de entrega envolvem 31 províncias e 235 cidades, com alguns dos projetos entregues antes do prazo.

Fonte: Yicai.com
Imagem principal: Country Garden/ Divulgação