Economia

Hurun lança lista das mulheres mais ricas da China em 2020

A Hurun Research Institute divulgou em 27 de novembro a Lista das Mulheres Mais Ricas da China 2020. Huiyan Yang, co-presidente executiva e acionista majoritária da gigante imobiliária Country Garden Holdings, liderou a lista pelo quarto ano consecutivo.

Aos 39 anos, a riqueza de Yang aumentou em 50 bilhões de yuans (R$40 bilhões) para 225 bilhões de yuans (R$182,2 bilhões) neste ano. O valor corresponde a 57% da fortuna de Jack Ma, fundador do Alibaba. Em 2007, Yang recebeu 9,52 bilhões de ações do Country Garden de seu pai, Guoqiang Yang, o fundador da empresa, equivalente a 70% do patrimônio líquido geral da empresa, tornando Yang, então com 25 anos, a mulher mais rica da China continental da noite para o dia.

Dezesseis entre 50 mulheres na lista herdaram sua fortuna e assumiram parte dos negócios da família, incluindo Chang Liu, de 40 anos, cujo pai Yonghao Liu fundou uma das maiores empresas de fabricação de alimentos para animais e produtos agrícolas da China. Cinco das 10 primeiras são do setor imobiliário.

Entre as outras 34 mulheres empresárias que se tornaram independentes está Qunfei Zhou, de 50 anos, da Lens Technology, um fabricante de telas de vidro para dispositivos móveis, cuja riqueza teve o crescimento mais rápido entre os listados, aumentando em 79 bilhões de yuans neste ano. Ela entrou no top 3 com uma fortuna de 110 bilhões de yuans.

Peng Lei, uma das cofundadores do gigantesco comércio eletrônico Alibaba e acionista do Ant Group, voltou à lista com um patrimônio líquido de 30,5 bilhões.

O patrimônio líquido médio das 10 principais mulheres empresárias foi de 101,9 bilhões de yuans, um aumento de 91% em relação ao ano passado. E uma taxa muito maior do que o crescimento médio dos 10 principais empresários do sexo masculino de 69%.

 

 

Fonte: Pandaily