Na era pós-pandemia, a vida ao ar livre perto da natureza tornou-se uma nova tendência. Acampar, pescar, remar, surfar e muitas outras atividades ao ar livre se tornaram as principais opções para as pessoas se aproximarem da natureza.
Acampar tem sido a atividade ao ar livre mais desejada pelos chineses desde o começo do ano até o momento. No Dia do Trabalhador, o volume de pedidos de acampamento na China aumentou mais de 350%, reservas de acampamento no Festival do Dragão aumentaram mais de 4 vezes em comparação com a semana anterior. No Festival da Lua, os dados do transporte mostram que as encomendas de acampamento aumentaram 53% em comparação com a época do Festival do Dragão, e os dados do portal Porco Voador mostram que o volume de encomendas de acampamento aumentou em torno de 4 vezes.
Para a realização de acampamentos, os produtos portáteis de armazenamento de energia são usados principalmente em atividades exteriores e na preparação da emergência. De acordo com o relatório de pesquisa de desenvolvimento da Indústria de Armazenamento de Energia Portátil da China (2021), publicado pela Associação Industrial de Fontes de Energia da China (CIAPS, sigla em inglês), espera-se que o campo ao ar livre, campo de emergência e outras partes sejam 43,6%, 41,5% e 14,9% em 2021.
No estado atual do desenvolvimento industrial, de acordo com a CIAPS, em 2016, apenas 52.000 unidades de equipamentos de armazenamento de energia portáteis globais foram enviadas, e a quantidade de remessas deve atingir 4.838.000 unidades em 2021, o crescimento composto anual atingiu 148%. O tamanho do mercado de armazenamento de energia portátil global atingiu uma estimativa de 11.130 bilhões de yuans em 2021. A Indústria de Armazenamento de Energia Portátil da China é uma indústria óbvia com características orientadas para a exportação. Mais de 90% da produção de toda a indústria é exportada. É um grande país de fabricação e exportador de comércio exterior de armazenamento de energia portátil do mundo. Em 2016, o armazenamento de energia portátil total da China foi enviado 48.000 unidades, espera-se que o total chegue a 4.388.000 unidades em 2021, com uma taxa de crescimento composta de 146%.
Influenciado positivamente pelo desenvolvimento da indústria de energia de lítio, o valor da produção de armazenamento de energia portátil da China cresceu rapidamente e espera-se que o valor total da produção alcance 9, 22 bilhões de yuans em 2021. Com o desenvolvimento econômico e a queda adicional do custo do produto, a penetração de mercado dos produtos portáteis do armazenamento de energia continuará a melhorar e o espaço de mercado é amplo.
Do ponto de vista das vendas, atualmente, os Estados Unidos são o maior mercado de aplicativos de armazenamento de energia portátil do mundo, beneficiando principalmente de sua maior porcentagem de saídas ao ar livre (de acordo com a Associação Americana de Esportes ao Ar Livre (OIA, sigla em inglês), a participação de esportes ao ar livre nos Estados Unidos atingiu 53% em 2020). A demanda do mercado dos EUA vem principalmente da demanda de eletricidade trazida por esportes ao ar livre. Entre eles, cerca de 800.000 unidades foram enviadas para o campo de esportes ao ar livre (47,3% do total mundial) e cerca de 200.000 unidades foram enviadas para emergências e outras áreas.
Atualmente, o mercado chinês ainda está na fase inicial, e com o desenvolvimento contínuo da economia chinesa, o grau de urbanização, a capacidade de consumo per capita aumentou ainda mais, a demanda de viagem após o isolamento em casa está voltando a aquecer. O potencial do mercado de armazenamento de energia portátil é enorme, devido ao aumento da participação em acampamentos, viagens de carro e outras pessoas e frequência estão aumentando, os hábitos de consumo ao ar livre estão amadurecendo.
Como os custos da bateria de lítio diminuíram, o armazenamento portátil de rendibilidade de mercado tornou-se cada vez mais evidente. Nos últimos anos, o crescimento anual da Indústria de Armazenamento Portátil foi acima de 200%, graças a veículos de nova energia do país, rápido desenvolvimento da indústria a montante do armazenamento e baterias de lítio.
Huawei
Em novembro de 2021, a Huawei lançou uma “pequena central elétrica móvel” que é diferente da tradicional fonte de energia externa. Quando a fonte de energia é insuficiente ao ar livre, ela pode continuar fornecendo energia através de carga fotovoltaica, e pode ser totalmente carregada em 3/4,5 horas no máximo e fornecem especificações de 500Wh e 1000Wh. Adequado para uma variedade de dispositivos, panelas de arroz, drones, ventiladores elétricos e projetores podem ser todos carregados rapidamente.
Esta estação de energia fornece 2 tomadas de saída 220V AC, também tem uma interface tipo C, suporta PD3.0 até 60W de carga rápida, e é compatível com uma variedade de dispositivos. Suporta 5 métodos de carregamento ao mesmo tempo, incluindo alimentação elétrica, carro, Type-C, solar e carregamento híbrido (carregador para carro + solar/máquina + Type-C).
Em geral, esta fonte de alimentação pode ser usada em uma ampla gama de cenários, como barracas de mercado noturnas, fornecimento temporário de energia, e como acampamento ao ar livre, como mexer em um projetor, suportar um fogão elétrico etc., filmes ao ar livre e acampamento. Mas no momento, este produto só foi lançado há menos de um mês, e o site oficial mostra que está fora de estoque.
Xiaomi
Xiaomi lançou no dia 6 de setembro deste ano, seu primeiro produto de energia externa – Mijia Outdoor Power 1000 Pro, o que também significa que Xiaomi entrou oficialmente no mercado de armazenamento móvel de energia. A Mijia Outdoor Power 1000 Pro, como seu nome sugere, carrega uma reserva de energia de 1 grau (1000Wh), suporta 1800W de saída de onda sinusoidal, 1,5 horas de carga extremamente rápida, dupla carga rápida de 100W PD, e todas as configurações são puxadas em círculo completo.
O Mijia Outdoor Power 1000 Pro tem uma concha branca simples e elegante com um design de painel preto, o layout da interface apresenta uma sensação de simetria, e a interface redundante é escondida por uma tampa, que parece um host de computador ITX, em contraste com a maioria das fontes de alimentação externas no mercado.
Além de ser capaz de armazenar 1 kWh de eletricidade, a potência deste produto também é particularmente grande, até 1800W.
Equipado com tecnologia de carga com flash inversor bidirecional, apenas um cabo de carga padrão pode se auto carregar rapidamente, a reposição de energia mais rápida em 50 minutos é de 80%, e 100% de carga em 1,5 horas.
A fonte de alimentação externa Mijia 1000 Pro suporta múltiplas interfaces de carga e descarga, comporta até 13 dispositivos de recarga ao mesmo tempo, o inversor bidirecional de onda senoidal pura é quase o mesmo que a forma de onda da rede doméstica, e pode ser usado como dispositivo de armazenamento de energia de backup doméstico.
O produto distingue a tomada principal, boca redonda, interface USB Type-C e USB-A na parte da interface, e fornece carga rápida USB Type-C de 100W especificamente para seus próprios produtos. Quem usa telefones celulares Xiaomi, Redmi, também pode desfrutar de vantagens adicionais de velocidade.
Também pode ser usado simultaneamente com o painel solar Mijia 100W, e suporta dois painéis solares para carregar em paralelo, até 200W MAX.
Ele suporta o controle Mi Home APP (servidor China), pode controlar a energia ligada, desligada e a iluminação de cada interface de download, também pode ser controlado remotamente e visualizar em tempo real a energia e a energia residual.
Adota material retardante de chama V0 ecologicamente correto e design de cor de duplo contraste. Adota-se a “estrutura da gaiola” de alta resistência, a estrutura em liga de alumínio com anel é combinada com chapa de estampagem, e o dispositivo de núcleo interno é revestido com uma casca independente, e a estrutura geral é mais segura e mais segura.
Huabao
A Huabao New Energy está envolvida principalmente na pesquisa e desenvolvimento, produção e venda de produtos de armazenamento de energia de baterias de lítio e seus produtos de apoio. Desde o banco de energia móvel nos primeiros anos até os atuais produtos portáteis de armazenamento de energia de íon de lítio ao ar livre, a Huabao New Energy parece estar sempre na vanguarda da indústria, dar um passo inicial no layout e conquistar o mercado com antecedência.
Com o desenvolvimento da energia portátil, o mercado está se tornando cada vez mais lotado, e como não há um padrão industrial claro, o mercado da indústria é relativamente caótico, e os produtos são mistos. Durante a epidemia, as viagens de longa distância das pessoas diminuíram gradualmente, e mais pessoas escolheram viagens familiares de curta distância. Quanto maior o tempo passado ao ar livre, maior a demanda por energia de armazenamento ao ar livre para iluminação, aquecimento, cozimento, entre outras atividades.
Portanto, a Huabao New Energy voltou-se para a pesquisa e desenvolvimento de produtos portáteis de armazenamento de energia ao ar livre e conquistou um lugar no mercado internacional.
Devido ao alto lucro bruto e às amplas perspectivas do mercado, o principal campo de armazenamento de energia externa da Huabao New Energy também atraiu muitas empresas tradicionais de energia móvel para entrar no mercado. De acordo com estatísticas relevantes do setor, as fundições de fornecimento de energia ao ar livre bem conhecidas no Delta do Rio das Pérolas estão crescendo rapidamente, e a linha de produtos e a Huabao New Energy têm muita sobreposição.
Como a perspectiva do mercado é relativamente ampla, a pista de armazenamento de energia portátil ao ar livre também inundou muitas empresas, incluindo alguns fabricantes estabelecidos que passaram por uma transformação estratégica. De acordo com dados relevantes do setor, muitas marcas conhecidas de acessórios digitais, como Anker, Baseus, Yubo, ORICO e Pinsheng, começaram a implantar linhas de produtos de fornecimento de energia para uso externo.
Fonte: The Paper