A Huawei lançou, em 16 de dezembro, o HarmonyOS 2.0 Beta para desenvolvedores, em preparação para o lançamento público no próximo ano.
A Huawei informou que os desenvolvedores têm acesso total ao HarmonyOS 2.0, incluindo muitas APIs (Application Programming Interface) e ferramentas de desenvolvimento como o DevEco Studio, que permitirá aos desenvolvedores criar novos aplicativos adequados de maneira mais eficiente.
“O HarmonyOS que marcou época remodela a relação entre pessoas, dispositivos e cenários”, disse Chenglu Wang, presidente do departamento de software do Huawei Consumer Business Group. “No futuro, os produtos não estarão mais limitados a um único dispositivo.”
Como o rápido desenvolvimento das tecnologias 5G e AI aceleraram o processo da Internet de Todas as Coisas (IoE, sigla em inglês de Internet of Everthing), a experiência ou inovação isolada em um único dispositivo não pode mais atender às necessidades das pessoas em vários cenários.
De acordo com a Huawei, HarmonyOS é um sistema operacional na era da IoE que integra vários dispositivos separados fisicamente em um “super terminal” que combina os recursos de software e hardware de diferentes dispositivos sob demanda, oferecendo aos usuários o que é mais adequado para sua finalidade. A experiência do dispositivo inteligente pode ser migrada entre terminais e fluir sem problemas, mesmo quando os usuários trocam de dispositivo.
O HarmonyOS pode otimizar experiências de viagem por meio da sincronização de smartphones e smartwatches. Em vez de verificar seus telefones ao esperar por um motorista que pede um sinal de trânsito online, informações como a placa e a localização do motorista podem ser sincronizadas no smartwatch em tempo real.
Atualmente, mais de 120 provedores de aplicativos móveis, como JD.com, UnionPay, Youku e iFlytek, aderiram ao HarmonyOS.
O HarmonyOS foi testado anteriormente em TVs, relógios e outros dispositivos IoT. Os novos smartphones da Huawei serão lançados com HarmonyOS2.0 no próximo ano. Mais de 20 fabricantes de hardware já aderiram ao ecossistema HarmonyOS, de acordo com a Huawei.
Os telefones que suportam HarmonyOS incluem o Huawei P40, P40 Pro, Mate 30, incluindo sua versão 5G, o Mate 30 Pro e sua versão 5G. O tablet MatePad Pro da Huawei também é compatível com o novo sistema operacional.
Fonte: Pandaily
Imagem de capa retirado do site oficial da Huawei