Tecnologia

Huawei e China Mobile instalam 5G em Monte Everest

O sinal 5G chegou à montanha mais alta do mundo, o Monte Everest. A instalação das antenas foi concluída a uma altura de 6.500 metros. Mais de 10 milhões de internautas assistiram a imagem de 360 ​​graus do Monte Everest através de lives com sinal 5G em casa. Os internautas experimentaram fazer “e-hiking no topo da montanha” com o efeito imersivo de Realidade Virtual (VR, na sigla em inglês).

O tempo limitado, a alta altitude, o ambiente hostil e a pesada tarefa de instalar uma ampla cobertura de rede tornaram a implementação do projeto extremamente difícil. Su Xiaodi, chefe da marca 5G da Huawei na China, disse ao jornal chinês People’s Daily: “Concluímos o trabalho com sucesso em apenas um mês. A Huawei, depois de receber sua tarefa, fez o design da solução 5G para o Monte Everest em apenas 3 dias e coordenou com urgência a equipe com a maior capacidade comercial e tecnológica da região autônoma do Tibete. Mais de 20 pessoas foram designadas para a área mais de 5300 metros acima do nível do mar, trabalhando por 24 horas, e não poupando esforços para garantir a construção e a conclusão da tarefa, bem como o melhor desempenho da rede.”

Devido ao ambiente hipóxico, clima complexo e mutável e à dificuldade de transporte de materiais na área acima do acampamento base do Everest, foi necessário selecionar materiais leves, fáceis de transportar e instalar, para obter agilidade na implementação. Assim, o modelo simplificado da Huawei 5G AAU adotado neste projeto, que é de pequeno porte e alta resistência a baixas temperaturas e pressões, tornou-se fundamental para que a estação de base 5G fosse instalada com sucesso no Monte Everest.

Os iaques tibetanos também foram usados ​​para transportar equipamentos pesados, incluindo oito toneladas de equipamentos 5G, por um longo período de tempo, já que eram amplamente utilizados no Himalaia devido ao seu pêlo grosso, camadas de gordura, e pulmões e coração resistentes para enfrentar a alta elevação.

A taxa de velocidade 5G do Monte Everest foi testada e confirmada como capaz de atender efetivamente aos requisitos para fazer lives de alta definição 4K e VR no local, o que significa que agora é possível conhecer o local de uma maneira sem precedentes através de lives, VR, AR e outros métodos.

A estação da base Mount Everest 5G é considerada apenas a miniatura da construção 5G em grande escala da China. No final de Março haviam sido construídas um total de 198 mil estações base 5G, com mais de 50 milhões de usuários e uma rápida expansão das construções. Atualmente, as estações base 5G cobrem um grande número de construções históricas na China: a Grande Muralha de Badaling, Cidade Proibida, o templo Confúcio, os Jardins Suzhou e outros, com o metrô de muitas cidades sendo, também, conectados à rede.

China construirá pelo menos 550 mil estações de base 5G em 2020

A China, através das empresas China Telecom e China Mobile, construirá pelo menos 550 mil estações de base 5G em 2020. A empresa China Telecom publicou um relatório anunciando que construirá 250 mil estações de base 5G em conjunto com a China Unicom em 2020. A China Mobile também afirmou que até o final do ano construirá 300 mil estações de base 5G, garantindo que o serviço cubra o país em nível de cidade até 2020.

De acordo com o People’s Daily, no final de Março, os clientes de pacotes 5G da China Mobile totalizavam 31,7 milhões. Isso representou um aumento quase cinco vezes maior do que há dois meses. Durante a pandemia, a emergente indústria de lives e o comércio digital industrial geraram nova demanda.

No primeiro trimestre de 2020, o tráfego de Internet móvel da China aumentou 39,3%, com um aumento de 129,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Março deste ano o tráfego médio de acesso à Internet móvel por família atingiu 9,5 GB, o ponto mais alto nos últimos 12 meses.

A construção 5G da China ainda está nos estágios iniciais da construção de redes em larga escala. O desenvolvimento industrial enfrenta os problemas de ter uma cadeia industrial imperfeita, um modelo de negócios imaturo e altos preços para consumidores individuais. Porém, acredita-se que com os esforços de empresas chinesas como a Huawei, o processo de construção 5G será bastante acelerado, o que promoverá a digitalização, inteligência e a criação de redes das indústrias verticais chinesas, tornando a rede de produção mais eficiente e criando um novo espaço para o desenvolvimento da inovação industrial.

Fonte: People’s Daily

Fonte da foto: TechForge Media