Tecnologia

Huawei disponibiliza o novo sistema operacional para substituir ANDROID

No dia 27 de abril, a versão beta do sistema operacional HarmonyOS 2.0 foi disponibilizada para desenvolvedores. Pouco tempo depois, foi postado na internet grandes quantidades de vídeos mostrando o sistema operacional da Huawei em funcionamento, com esses vídeos podemos reparar na nítida evolução da fluidez das imagens e animações em comparação com EMUI 11.0.

Nesta quarta-feira (05), um usuário da rede social chinesa Weibo, com nome de “Changan Shumajun”, fez uma comparação lado a lado do novo HarmonyOS 2.0 com o EMUI, podendo ver o logo da HarmonyOS logo no início. O destaque é a remoção da frase “Powered by Android”, na tela de inicialização.

(Fonte: IT Home; A imagem se refere à ausência da frase do Android no HarmonyOS)

Além disso, Wang Chenglu, presidente do departamento de software da Huawei, declarou que o HarmonyOS 2.0 estará disponível para consumidores no início de junho. Provavelmente os primeiros modelos a receberem o sistema operacional serão as linhas Mate 40, Mate 30, P40, Mate X2, entre outros.

Na conta oficial do HarmonyOS foi criada na Weibo recentemente, muito provável que essa conta irá postar diversas notícias sobre o sistema, assim como apresentar o HarmonyOS e suas funções. De acordo com as informações oficiais da Huawei, HarmonyOS estará disponível para 300 milhões de dispositivos, sendo 200 milhões celulares e tablets da Huawei. Segundo usuários conhecidos na Weibo quando se trata de tecnologia, qualquer aparelho que tenha processador Kirin 710 ou melhor poderá receber o upgrade para HarmonyOS.

Interessante reparar que a Honor, mesmo já separada da Huawei, terão seus modelos fabricados quando ainda estavam juntas da Huawei receberão a atualização do sistema operacional, mas seus modelos futuros funcionarão no sistema MagicUI 5.0 do Android 11. Outro fator importante para se notar é que mesmo não recebendo upgrade direto da HarmonyOS, ela ainda é um sistema operacional de código aberto, e a Honor ainda pode utilizar o sistema como base no futuro.

HarmonyOS não é somente um sistema operacional feito unicamente para smartphones, é uma nova geração de sistema de terminal inteligente voltado para a Internet das Coisas, podendo fornecer uma linguagem unificada para a integração da inteligência, interconexão e colaboração de diferentes dispositivos. Por isso, o HarmonyOS poderá incluir nos eletrodomésticos, veículos e computadores fornecer uma experiência única da colaboração de diversos tipos de aparelhos eletrônicos.

 

 

Fonte: IThome; mydrivers.com