Hotéis, restaurantes e shopping centers da China desfrutaram de uma recuperação muito esperada no consumo durante o feriado do Ano Novo Chinês, segundo a Yicai Global, que consultou 40 empresas.
“Neste feriado do Festival da Primavera, a indústria do turismo finalmente voltou com políticas facilitadas e recuperação do turismo externo”, disse Zhou Weihong, vice-gerente geral da Chunqiu International Travel Agency Group, com sede em Xangai, à Yicai Global.
As viagens curtas costumavam dominar as férias do Festival da Primavera nos últimos anos. Mas este ano, as viagens interprovinciais de alguns dias representaram mais da metade do total, e a receita do segmento aumentou mais de 40% em relação a um ano atrás, acrescentou Zhou.
Setor hoteleiro
No setor hoteleiro, as reservas de quartos por períodos além dos feriados saltaram desde o final de dezembro, disse Ke Qiwen, diretor de marketing da marca de homestay Yaojia. Durante o feriado de sete dias do Festival da Primavera, que terminou em 27 de janeiro, cerca de 80% dos quartos da Yaojia foram ocupados e em breve espera-se que a taxa chegue a 90%, acrescentou Ke.
Com base em dados oficiais do Ministério da Cultura e Turismo, os chineses fizeram 308 milhões de viagens domésticas durante o feriado, um aumento de 23% em relação ao ano passado. O número é 88,66 do de 2019 antes da pandemia. A receita do turismo saltou 30% para 375,8 bilhões de yuans (US$ 55,6 bilhões) de um ano atrás, ou mais de 73% do que em 2019.
As companhias aéreas também desfrutaram do retorno dos clientes. As companhias aéreas civis transportaram nove milhões de passageiros durante as férias de uma semana, o que também aumentou 80% em relação ao Ano Novo Chinês de 2022. Isso significa que o mercado de voos domésticos recuperou para os níveis pré-pandêmicos de 2019.
Movimento nos restaurantes
Mais de 6,5 milhões de pessoas jantaram na popular rede de Hotpot Hailiaolao durante o Ano Novo Chinês, 20% acima de uma semana antes, de acordo com um executivo da companhia.
A cadeia de bebidas de chá Nayuki disse que, em todo o país, o volume total de vendas mais que dobrou durante o recente período de férias de um ano atrás. Algumas lojas registraram até mesmo sete aumentos, revelou a empresa. Outro vendedor popular de chá, Heytea, disse que o número de bebidas vendidas saltou mais de quatro vezes durante os sete dias de um ano atrás, enquanto alguns pontos de venda registraram ganhos de 500%.
Mesmo este ano, as famílias foram às compras. Entre 14 e 27 de janeiro, os 44 locais do Grupo Bailian, sediado em Xangai, compreendendo lojas de departamento, shoppings e outlets, aumentaram 13% em relação ao ano anterior, e o número de visitantes foi basicamente o mesmo do ano passado.
As compras on-line de itens festivos também tiveram alta. Durante os sete dias, o volume de conjuntos de presentes vendidos aumentou mais de 50% ano a ano, de acordo com JD.Com. O dos conjuntos contendo licor de baijiu e frutas secas subiu mais de 1.000% enquanto o volume bruto de mercadorias de pratos pré-cozidos aumentou mais de sete vezes.
Fonte: Yicai Global