A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) anunciou no dia 25 de agosto, um novo Programa de Promoção de fintech, delineando as principais atividades e iniciativas a serem lançadas nos próximos 12 meses para promover ainda mais a aplicação de tecnologia no setor de serviços financeiros.
O novo programa se concentrará nas áreas de negócios relacionados a Wealthtech (saúde), Insurtech (seguros) e Greentech (meio ambiente), assim como em categorias de tecnologia como Inteligência Artificial (IA) e Tecnologia de Ledger Distribuído (DLT). De acordo com o programa, a HKMA expandirá seus esforços de promoção de fintech além da conscientização para incluir medidas proativas para ajudar as instituições financeiras a implementar aplicativos de fintech.
Para implementar o programa de promoção, a HKMA lançará uma série de atividades nos próximos 12 meses, incluindo o estabelecimento de uma “Fintech Information Platform”, que incluirá um diretório intersetorial de provedores de serviços de fintech e instituições financeiras, para permitir que as partes interessadas no ecossistema de fintech se comuniquem entre si de forma mais conveniente e para melhorar a utilização de recursos relevantes.
Mais vitrines e mesas-redondas serão organizadas regularmente para aprofundar a comunicação entre as instituições financeiras e os provedores de serviços de fintech. Além disso, seminários interativos e cursos de treinamento em áreas específicas de fintech serão organizados para incentivar a troca de conhecimento em nível prático entre diferentes setores financeiros; e relatórios de pesquisa serão publicados para compartilhar experiências práticas e percepções sobre as várias considerações envolvidas em todo o ciclo de adoção de fintech.
O vice-diretor executivo da HKMA, Nguyen Kwok Hang, disse que o novo plano de implementação anunciado no dia é um passo importante para todo o setor de serviços financeiros, demonstrando o compromisso dos reguladores financeiros com a inovação na promoção de Hong Kong como um dos principais centros de fintech. A abordagem de implementação do programa de promoção tem como objetivo aprimorar a colaboração entre várias partes interessadas, visando diferentes setores, como seguros, gestão de patrimônio e atividades de mercado de capitais, além do setor bancário.
Fonte: chinanews.com
Imagem principal: Pixels Hunter/ Adobe Stock