Terminou nesta sexta-feira (12), na China, uma intensa agenda de encontros e visitas técnicas de empresários brasileiros à China. Em uma viagem organizada pelo grupo de negócios LIDE, representantes de empresas do Brasil, assim como autoridades políticas, se encontraram com empresários e autoridades chinesas, na cidade de Shenzhen, no sul do país.
O encontro contou com a presença de mais de 140 pessoas do setor empresarial e público dos dois países, e teve como objetivo principal promover o intercâmbio de oportunidades de investimento. Foram realizados seminários s obre temas como mineração, inovação tecnológica, indústria automobilística, agenda ESG, agronegócio, infraestrutura de transporte e mobilidade, e energias renováveis.
Na parte brasileira, além de representantes de empresas de diversos setores, estiveram presentes Wilson Lima (Governador do Amazonas), Felicio Ramuth (Vice-governador de São Paulo), João Doria (Ex-governador de São Paulo e Co-Chairman do LIDE), Luís Felipe (Secretário de Finanças da cidade de São Paulo), Raul Jungmann (Presidente do Ibram), Francisco Maturro (Ex-secretário de agricultura e abastecimento de São Paulo), Fred Kachar (CEO da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio), e Zé Ricardo (Co-Chairman do LIDE China), Kátia Abreu (Ex-ministra da Agricultura). Na parte chinesa, entre os presentes, estavam o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, o prefeito de Shenzhen, Qin Weizhong, além de representantes de órgãos governamentais e companhias do país.
Em um dos encontros, foram apresentados grandes projetos no Brasil com potencial de investimentos. Em uma rede social, João Doria publicou um vídeo em que o governador do Amazonas, Wilson Lima, afirma que o encontro com empresários chineses foi “muito significativo principalmente para o estado do Amazonas “.Nós temos nove empresas na China que estão no nosso polo industrial, então isso é uma oportunidade de captar novos empreendimentos e ampliar os empreendimentos das empresas que já estão no estado do Amazonas”, disse.
Após os seminários e reuniões com autoridades chinesas, o grupo fez visitas à Tencent, BYD e TCL. O encontro foi organizado pelo grupo de negócios LIDE, com o apoio do jornal Valor Econômico, O Globo e a rádio CBN.