Empreendedorismo

Gigantes globais do minério de ferro demonstram forte confiança na demanda chinesa

Minério de ferro
Fonte da imagem: Aboutmomentsimages/ Adobe Stock

Grandes mineradoras internacionais de minério de ferro estão muito confiantes na demanda de longo prazo da China pelo principal insumo usado na fabricação de aço, apesar dos desafios de curto prazo, segundo executivos presentes na sétima Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, na sigla em inglês), uma feira de importação de alcance global realizada anualmente em Xangai, iniciada na terça-feira, 5.

O Grupo BHP mantém uma perspectiva otimista quanto ao crescimento econômico estável da China e à demanda contínua por recursos, especialmente à luz das recentes políticas de estímulo, afirmou Rag Udd, diretor comercial da mineradora australiana, ao jornal Yicai durante a feira.

Bold Baatar, diretor comercial da Rio Tinto, sediada em Londres, destacou a resiliência econômica da China, que superou as expectativas, prevendo uma demanda de longo prazo elevada por aço no mercado chinês devido aos fundamentos sólidos.

Xie Xue, presidente da Vale China, apontou para a expectativa de que a taxa de urbanização da China aumente dos atuais 66% para 80% ou até níveis de países desenvolvidos, sustentando o crescimento de longo prazo da demanda habitacional. Esse fator, juntamente com o crescimento industrial e a modernização da manufatura, continuará impulsionando a demanda por aço e minério de ferro, acrescentou.

As mineradoras internacionais agora veem suas relações com clientes chineses como algo que vai além do simples fornecimento de matérias-primas, estabelecendo parcerias mais profundas com clientes e outros parceiros.

A Rio Tinto, por exemplo, apresentou pela primeira vez na CIIE os avanços de seu projeto Simandou na Guiné, um dos maiores depósitos de minério de ferro do mundo, cujos investidores incluem o grupo chinês Baowu, maior siderúrgica do planeta, e a gigante do alumínio Chalco (Corporação de Alumínio da China).

Baatar disse ao Yicai que Baowu e Chalco não apenas contribuíram com investimentos, mas também ajudaram ao trazer fornecedores e empreiteiros de alta qualidade.

A China se tornou o maior mercado da BHP e uma fonte cada vez mais importante de equipamentos de produção e matérias-primas, disse Udd, observando que a empresa estabeleceu um centro de compras na China para adquirir equipamentos de mineração e insumos essenciais.

Dino Otranto, presidente-executivo da Fortescue Metals, destacou que a China não é apenas um mercado chave, mas também um parceiro valioso à medida que a empresa australiana avança em suas metas de descarbonização.

A Fortescue assinou um memorando de entendimento com a Baowu para explorar tecnologias de fundição de baixo carbono. Iniciativas semelhantes de baixo carbono estão em andamento entre BHP, Rio Tinto, Vale e seus parceiros chineses, evidenciando um compromisso compartilhado com objetivos ambientais.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global