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Gigante chinesa CATL apresenta bateria capaz de alimentar aviões elétricos

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A gigante chinesa de baterias CATL revelou nesta quarta-feira uma bateria de matéria condensada que, segundo a empresa, pode fornecer energia suficiente para alimentar aviões elétricos de passageiros para uso na aviação civil.

A bateria é um tipo de produto de estado semi-sólido com eletrólito condensado e novos materiais de ânodo e separador, com densidade de energia de 500 Watt-horas por quilograma (Wh/kg), de acordo com Wu Kai, Cientista Chefe da CATL, em entrevista à imprensa no salão do automóvel de Xangai.

A empresa está trabalhando com parceiros não especificados para garantir que a bateria seja qualificada para uso na aviação em termos de segurança e qualidade, disse Wu. A CATL também poderá iniciar a produção em massa da bateria de matéria condensada para uso em veículos elétricos ainda este ano, acrescentou Wu.

A tecnologia de matéria condensada está sendo abraçada pelos fabricantes de baterias que competem para desenvolver novos materiais para melhorar a densidade de energia da geração atual de baterias de íons de lítio, que está abaixo de 300 Wh/kg.

O fabricante chinês de veículos elétricos Nio planeja alimentar seus carros ET7 com uma bateria de estado semi-sólido com densidade de energia de 360 Wh/kg, desenvolvida pela Beijing Welion New Energy Technology.

Na terça-feira, a CATL também anunciou suas metas de alcançar neutralidade de carbono em todas as suas fábricas de fabricação de baterias até 2025, e em toda a sua cadeia de valor de baterias até 2035.

Os compromissos são importantes para a CATL cumprir os crescentes padrões e regulamentações para a pegada de carbono de suas baterias na Europa e nos Estados Unidos, à medida que a empresa expande sua presença nesses mercados.

O presidente da CATL, Zeng Yuqun, disse no ano passado que é essencial reduzir as emissões de carbono nas baterias, que respondem por quase 40% de todas as emissões de carbono produzidas no ciclo de vida dos veículos elétricos com bateria.

Zeng disse que sua empresa intensificou os esforços desde 2019 para analisar e buscar soluções para a redução de carbono na indústria de fabricação de baterias, afirmando que os fabricantes de baterias na China, Japão e Coréia do Sul têm uma pegada de carbono significativa.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Libattery.ofweek.com

Imagem principal: Zeng Hui/Xinhua