Economia

Gigante chinês, Tencent, amplia investimento no mercado externo e mira jogos europeus

A empresa chinesa, Tencent, aumentou o número de investimentos em startups estrangeiras para mais de sete vezes neste ano. Segundo os dados do provedor de informações financeiras Refinitiv, a Tencent fechou um recorde de 16 transações de investimento na Europa, em comparação com o mesmo período do ano anterior, foram apenas 4 transações no exterior e 3 transações em 2019. Além disso, fechou o total de 34 investimentos internacionais no primeiro semestre.

A maior parte das transações de investimento da Tencent na Europa estão concentradas no setor de jogos. A divisão britânica do site de jogos suíço Miniclip da Tencent adquiriu o desenvolvedor holandês Gamebasics, em janeiro. Em fevereiro, adquiriu também uma participação majoritária na empresa de jogos romeno Green Horse Games por um preço não revelado.

No primeiro semestre deste ano, a Tencent também avançou sua presença internacional, participando várias rodadas de financiamento inicial em Singapura, Índia, Coréia do Sul, Japão e Austrália.

“A receita internacional de jogos da Tencent está crescendo mais rapidamente do que sua receita doméstica. E agora contribui com 25% da receita de jogos online. Acho que é provável que, no futuro, vamos ver um maior investimento da Tencent nesta área”, diz Wium Malan, analista da empresa de pesquisa Propitious Research.

De acordo com a Niko Partners, a partir de 20 de agosto, das 77 transações de investimento ou aquisição de jogos implementadas pela Tencent, 56 foram dirigidas a empresas chinesas.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome