Três grandes montadoras de carros chinesas divulgaram seus relatórios de resultados referentes ao primeiro semestre. Confira abaixo:
Em agosto, a BYD vendeu 172.915 veículos, um aumento de 155% em relação ao ano anterior, e vendeu 978.800 unidades de janeiro a agosto, um aumento de 267,31% em relação ao ano anterior. Incrivelmente, o BYD já havia superado as 153.670 unidades do FAW-Volkswagen no varejo em julho com 158.957 unidades, e superou estas últimas em 12 mil unidades no varejo em agosto com 174 mil unidades.
A BYD tem atualmente um acúmulo de 700 mil pedidos, e o tempo de espera atual para os consumidores que fazem pedidos agora é de 4-5 meses, disse o presidente da empresa e presidente Wang Chuanfu em uma recente teleconferência.
Ao mesmo tempo, embora faltem mais de três meses até o final do ano de 2022, já é previsível que o ímpeto de cinco vitórias anuais de vendas de automóveis de passageiros de marca própria da Geely termine abruptamente em 2022. O choque da BYD e a desaceleração do próprio desenvolvimento da Geely levaram a este resultado.
A mudança realmente aconteceu três meses atrás, em junho. Nos primeiros seis meses deste ano, a BYD vendeu quase 650 mil carros, superando não apenas as 610 mil unidades do Geely, o primeiro irmão independente, mas também as 510 mil unidades do Great Wall Motor.
No primeiro semestre de 2022, afetado pela epidemia, pelos chips e pelas matérias-primas, as vendas da Great Wall Motors caíram 16,58% em relação ao ano anterior, enquanto as da Geely caíram 2,6%.
De janeiro a junho, a produção e as vendas dos novos veículos de energia da China foram de 2,661 milhões de unidades e 2,6 milhões de unidades respectivamente, ambas com um aumento de 1,2 vezes em relação ao ano anterior. Entre eles, a taxa de penetração de veículos de passageiros novos de energia foi de 24,0%, e a participação de veículos de nova energia de passageiros de marca chinesa atingiu 39,8%.
As vendas acumuladas dos veículos de nova energia da BYD de combustível puro, que deixaram de ser vendidos desde março, totalizou vendas de mais de 640 mil unidades, um aumento de 314,9% ano após ano. Destes, cerca de 315 mil veículos DM-hybrid totalizaram vendas, com um crescimento de 450% em relação ao ano anterior. A série BYD-Han acumulou mais de 250 mil unidades, tornando-se o primeiro modelo doméstico a atingir um “preço médio e vendas de 250.000”.
Entre os três fabricantes de automóveis particulares mais ativos, a receita da BYD atingiu 150,6 bilhões de yuans, mais do que os 58,1 bilhões de yuans da Geely e os 62,1 bilhões de yuans da Great Wall. Em termos de lucros e margens de lucro, a Great Wall, cujas vendas caíram 16%, parecia muito forte: ganhou 5,6 bilhões de yuan, com uma margem de lucro de 9% – maior do que a da BYD 2,4% e os 2,2% da Geely Automobile.
Para 2023, o fundador e presidente da BYD, Wang Chuanfu considerou que as vendas de nova energia em todo o mercado chinês no próximo ano são estimadas em 9 milhões-10 milhões de unidades, e o plano de todo o veículo da BYD é de 4 milhões de unidades, vai impactar a meta de vendas anuais de 4 milhões de unidades. Em outras palavras, em menos de um ano, não apenas o campeão mundial de veículos de nova energia será BYD, mas a única empresa chinesa de carros de topo também será BYD.
Na noite de 29 de agosto, BYD divulgou seus resultados financeiros para o primeiro semestre de 2022, atingindo uma receita operacional de 150,6 bilhões de yuans, um aumento de 66% em relação ao ano anterior. Registrou um lucro líquido de 3,6 bilhões de yuans entre janeiro e junho, um aumento de 206,35 por cento em relação ao ano anterior.
A receita foi de 150,61 bilhões de yuans, 65,71% a mais do que no mesmo período do ano anterior.
Suas vendas de NEVs, incluindo veículos elétricos puros e veículos elétricos híbridos plug-in, aumentaram 314,9% em relação ao ano anterior para mais de 640 mil unidades no período de janeiro-junho.
Como a cadeia de fornecimento retorna à estabilidade, tanto o lado da oferta quanto o lado da demanda do setor automotivo deverão impulsionar novamente as vendas de NEVs no segundo semestre deste ano, disse a empresa sediada em Shenzhen em seu relatório financeiro do meio do ano.
Durante os primeiros seis meses, a receita da empresa com automóveis e produtos relacionados aumentou 130,31% para 109,27 bilhões de yuans. O negócio de automóveis foi responsável por 72,55% de sua receita total, em comparação com 52,2% há um ano.
A BYD também envidou mais esforços em pesquisa e desenvolvimento de novos projetos no período de janeiro a junho, com despesas de P&D subindo 46,63% para 6,47 bilhões de yuans.
Em 2023, a empresa gostaria de vender pelo menos 4 milhões de unidades, de acordo com o artigo. Isso significa uma média de cerca de 333 mil por mês, e potencialmente 350 mil a 400 mil por mês nos meses de pico.
Neste momento, espera-se que o mercado de plug-in chinês se expanda para 9 a 10 milhões de unidades, portanto, a BYD gostaria de levar pelo menos 40%.
Esse é um plano muito ambicioso, que colocaria a BYD entre os maiores grupos automotivos do mundo. Recordemos que em 2021, a empresa vendeu menos de 600 mil carros plug-in e, em 12 meses, talvez o nível de apenas 6 semanas de produção.
O crescimento é alimentado pela alta demanda por modelos existentes, bem como por muitos modelos novos que estão apenas entrando no mercado. Em agosto, a empresa entregou mais de 1.000 unidades do modelo BYD SEAL.
Um aspecto interessante é que, segundo a BYD, o crescimento das vendas permitirá reduzir os custos de aquisição de matéria-prima em 3 a 5% ao ano, o que deverá compensar a esperada remoção de subsídios na China. Em geral, a empresa tem como meta margens de lucro mais altas.
Em 2023, a BYD provavelmente introduziu um novo modelo premium, com várias características novas. Em 2024, a empresa planeja lançar a quinta geração de seu trem híbrido de força DM-i plug-in.
Uma coisa muito interessante é a parte sobre baterias. Em 2023, a maior parte da empresa fornecerá células para suas próprias necessidades. A partir de 2024, as vendas de baterias para outros fabricantes serão “significativamente maiores”. Sabemos que a Toyota poderá ser um grande cliente das baterias BYD. Há também rumores sobre a Tesla.
Em termos de expansão geográfica, a BYD gostaria de expandir as vendas de automóveis na Europa. No entanto, no caso dos EUA, a empresa está descontente porque não receberá incentivos para carros importados da China.
Geely Auto perde a “coroa”
Geely Automobile Holdings Ltd (HK.0175) (Geely Auto), a entidade listada em Hong Kong na qual Zhejiang Geely Holding Group é o acionista principal, divulgou seus resultados de 2022 no primeiro semestre revelando receitas de 58,2 bilhões de yuans com lucros líquidos de 1,28 bilhão de yuans.
No primeiro semestre do ano, a Geely Auto acelerou sua transformação inteligente e elétrica, com progressos significativos realizados nos segmentos de mercado premium. A Geely Auto registrou vendas de 613.845 veículos no primeiro semestre de 2022, ficando entre as três primeiras entre as montadoras chinesas. Entre essas vendas, os veículos eletrificados e de energia nova atingiram 109 mil unidades, um aumento de 398% em relação ao ano anterior e respondem por 17,9% das vendas da empresa. Destacando a contínua transformação da empresa, o investimento em P&D em tecnologia de veículos inteligentes e de energia nova aumentou em 71,7% para 3,63 bilhões de yuans no primeiro semestre de 2022.
Apoiado pelo lançamento de modelos avançados e melhores preços de produtos, o preço médio de venda da empresa por veículo aumentou 21,1% para 102 mil yuans. No primeiro semestre do ano, a empresa lançou com sucesso vários modelos novos inteligentes e eletrificados, incluindo o Xingyue L Hi-F (HEV) e Emgrand L Hi-P (PHEV) sob a marca Geely Auto e o Geometry E (BEV) sob a marca Geometry. Novos modelos de energia com capacidades inteligentes e inteligentes continuarão a ser o foco da empresa em novas ofertas de produtos no segundo semestre de 2022.
Desde o início de 2022, a empresa tem se concentrado não apenas em expandir sua linha de produtos eletrificados, mas também em melhorar a inteligência de seus produtos. No H1, a marca Geely Auto atualizou quatro de seus modelos de uma arquitetura eletrônica de controle distribuído GEEA1.0 para uma arquitetura eletrônica de domínio centralizado GEEA 2.0 juntamente com o suporte para os mais recentes microchips de veículos Qualcomm 8155. Além disso, as atualizações da OTA melhoraram o sistema operacional do cockpit da marca, tornando a interface semelhante à experiência do telefone celular.
Os avanços em tecnologias inteligentes também ajudaram a melhorar a experiência de direção autônoma. Atualmente, a empresa está se concentrando na direção inteligente L2 + e L3.
No primeiro semestre do ano, a expansão da empresa no exterior acelerou significativamente com as vendas de exportação excedendo 88 mil unidades, um aumento de 64% ano a ano e respondendo por 14,3% das vendas totais da empresa. A Lynk & Co alcançou um novo marco em suas operações na Europa, entregando um total de 10.912 unidades aos proprietários e assinantes no H1, um aumento de 3.986%. A Geometry C foi exportada para Israel e rapidamente se tornou a BEV mais vendida em seu segmento. Parceiro estratégico da empresa na Malásia, PROTON também acelerou sua expansão para o exterior, tornando-se o maior exportador de veículos da Malásia.
A expansão global continuará a ser um importante via de crescimento e a empresa estabeleceu uma meta de atingir 20% de suas vendas totais dos mercados estrangeiros até 2025. A marca Geely Auto se concentra nos principais mercados do Oriente Médio, Ásia-Pacífico e América Latina. A marca PROTON se concentra nos mercados do sudeste asiático, como Tailândia e Vietnã. A Lynk & Co continuará expandindo sua presença na Europa, bem como nos mercados da Ásia-Pacífico. Além de aumentar as exportações, a empresa também trabalhará na exportação de seus híbridos avançados, elétricos e outras novas tecnologias energéticas através de modelos inovadores como o licenciamento de tecnologia, assinatura ou cooperação com montadoras locais.
Apesar de queda nas vendas, Great Wall Motor dobra seu investimento em P&D
A receita da Great Wall Motor no primeiro semestre foi de 62,1 bilhões de yuans, com um lucro líquido médio diário de 30 milhões de yuans.
A Great Wall Motor disse que o aumento no lucro líquido atribuível aos acionistas da matriz foi principalmente devido à otimização da estrutura de produtos da empresa durante o período do relatório, ao aumento no lucro bruto devido ao aumento no preço de venda das bicicletas e ao aumento nos ganhos cambiais.
No entanto, em termos de pesquisa e desenvolvimento, a Great Wall Motors também investiu muito no primeiro semestre do ano. As despesas com pesquisa e desenvolvimento no primeiro semestre do ano foram de 3,18 bilhões de yuans, um aumento de 70,99% em relação ao ano anterior, superando a taxa de crescimento do lucro líquido.
A Great Wall Motor apontou no relatório financeiro que o aumento das despesas de pesquisa e desenvolvimento foi principalmente devido ao aumento do investimento em pesquisa e desenvolvimento em projetos inteligentes, eletrificados e novos modelos durante o período do relatório.
Em termos de volume de vendas, devido a fatores como a epidemia no primeiro semestre, fornecimento limitado de peças e logística, e aumento dos custos de matéria-prima, a Great Wall Motors vendeu 512.553 veículos no primeiro semestre do ano, uma queda de 16,58% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o plano anterior, a meta de vendas anuais da Great Wall Motors este ano é de 1,9 milhão de unidades, e a Great Wall Motors só completou 27,3% da meta de vendas anuais no primeiro semestre do ano.
Fonte: The Paper