Cultura

Gaokao: o Exame Nacional para o ingresso no ensino superior chinês

Gaokao
Fonte da imagem: EduLife Photos/ Adobe Stock

Na China, o exame para ingresso nas universidades é unificado e todos os anos recebe milhares de inscritos. O Gaokao (em chinês: 高考), é o exame final do sistema escolar da China e é aplicado neste formato desde 1952. Semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a aplicação da prova mobiliza toda a sociedade e é considerado o vestibular com a maior quantidade de participantes do mundo. Este ano, o número de inscrições foi de 13,4 milhões.

O Gaokao é o único meio para entrar em uma universidade no país e é considerado um dos vestibulares mais difíceis do mundo, devido ao alto número de concorrentes. A pontuação obtida na prova é extremamente importante para os estudantes, pois a aprovação em uma universidade chinesa de alta qualidade é considerada por muitos como a garantia de um bom emprego após a graduação. Quem tira as melhores notas, é direcionado para as melhores instituições de ensino.

O exame é aplicado no final do primeiro semestre de cada ano, no mês de junho e dura aproximadamente nove horas, realizado ao longo de dois ou três dias, dependendo das regiões administrativas provinciais onde é aplicado.

Todos os estudantes devem fazer provas de Mandarim e Matemática. Além disso, os candidatos podem escolher uma disciplina entre Inglês, Francês, Japonês, Russo, Alemão ou Espanhol para a parte de língua estrangeira do exame, sendo que a maioria opta pelo Inglês. Os estudantes também devem escolher entre a área de Artes (com testes em História, Ciência Política e Geografia) ou a área de Ciências (com testes em Física, Química e Biologia). A nota final do aluno é uma soma ponderada das notas obtidas em cada disciplina. A pontuação máxima possível varia de ano para ano e de província para província, mas geralmente é de 750 pontos.

Os estudantes enfrentam longas jornadas de preparação para o exame, um processo que tradicionalmente envolve também as famílias dos candidatos e setores da sociedade. Para garantir que a aplicação da prova seja segura e acessível, o Ministério da Educação, em conjunto com as unidades membros da Reunião Interministerial do Trabalho do Vestibular Nacional Unificado da Educação Nacional, escolhe os locais de aplicação da prova e organiza cuidadosamente os exames e os serviços aos candidatos. Isso inclui a cooperação com os departamentos relevantes para oferecer serviços de transporte, alimentação, hospedagem, atendimento médico e controle de ruído.

O Ministério da Educação da China também se dedica a garantir que o exame seja acessível a grupos especiais com dificuldades de locomoção. Isso inclui pessoas com deficiência física. Para os candidatos com deficiência visual, são preparados questionários adaptados em 11 províncias (distritos). Todos os locais de aplicação da prova são preparados para atender às necessidades desses candidatos, assegurando que todos tenham a oportunidade de realizar o exame em condições justas e equitativas.

Por: Daiane Mendes
Imagem principal: EduLife Photos/ Adobe Stock