Empreendedorismo

Foxconn anuncia versões de dois novos modelos de carros elétricos

Foxconn novo modelos
Fonte da imagem: Hon Hai Technology Group (“Foxconn”)/ Divulgação

A Foxconn apresentou na terça-feira, 8, durante a conferência anual de Hon Hai Tech Day, as versões dos modelos Model D e da van elétrica de porte médio, Model U. O Model D está programado para entrar em produção em massa em dois anos.

De acordo com a estratégia CDMS (Contract Design and Manufacturing Service) da Foxconn, esse novo carro não será vendido sob a marca da empresa, mas licenciado a outros fabricantes de automóveis, permitindo que façam ajustes e personalizações adequadas de acordo com as características de suas próprias marcas e as demandas do mercado, mantendo as vantagens centrais do produto.

Em outubro de 2021, a Foxconn anunciou três novos carros elétricos pela primeira vez, Model C, Model E e Model T, respectivamente, nas categorias SUV, sedã e van. Em 2022, a Foxconn lançou mais dois modelos de carros elétricos, o SUV 100% elétrico Model B e a picape 100% elétrica Model V.

Em apenas dois anos, a empresa lançou um total de oito modelos diferentes. A Foxconn é conhecida por fabricar computadores pessoais e smartphones e está tentando replicar seu sucesso na expansão para a fabricação de veículos elétricos por meio de lançamentos de modelos em um ritmo acelerado e intensivo.

Para o fundador da Foxconn, Terry Gou, um carro é apenas um iPhone com quatro rodas, e se a empresa pode fabricar iPhones, fabricar carros elétricos também será “fácil”. A Foxconn tem vantagens de eficiência e custo mais baixos do que seus concorrentes na produção de iPhones, mas essas vantagens não foram transferidas para o setor automobilístico, que é mais complexo, com cadeias de suprimentos mais longas e mais incertezas.

No primeiro trimestre deste ano, a versão de produção em massa do primeiro modelo da Foxconn, o Model C, começou a ser entregue na região de Taiwan com o nome de Luxgen N7. Segundo relatos da mídia local, este modelo vendeu mais de 1.000 unidades por mês de abril a julho deste ano, quebrando o recorde de vendas de veículos elétricos na região de Taiwan. As vendas acumuladas do Luxgen N7 nos primeiros oito meses ultrapassaram 5.000 unidades, competindo diretamente com o Tesla Model Y.

De acordo com as previsões anteriores da Foxconn, até 2025, a receita da empresa no setor automotivo atingirá US$ 33 bilhões e ocupará 5% do mercado global de veículos elétricos.

Atualmente, a Foxconn possui fábricas nos Estados Unidos e na Tailândia, e também investiu na construção de um centro de teste de veículos de nova energia na Zona de Desenvolvimento Aeroportuário de Zhengzhou.

Fonte: stcn.com