As plataformas de viagens da China Tong Cheng, Fliggy, Qunar.com lançaram uma promoção de “viagem às cegas”, atraindo mais de 10 milhões de pessoas. Na plataforma de Tong Cheng, os usuários podem comprar uma passagem de avião doméstica com o ponto de partida determinado, e com o destino e data aleatórios, pagando apenas 98 yuans (aproximadamente R$ 84,00). Se o bilhete recebido não atender às expectativas do consumidor, a plataforma disponibiliza reembolso total.
A pandemia mudou profundamente os hábitos de viagem do público chinês. A viralização de “viagens às cegas” se deve principalmente à forte demanda de usuários jovens que querem viajar não importando o destino, e sim a viagem em si e o preço.
De acordo com os dados da plataforma Tong Cheng, o número total de participantes na primeira fase da campanha de viagens às cegas ultrapassou 20 milhões, e os participantes eram majoritariamente usuários jovens da década de 90. Entre eles, mais de 50% tem entre 18 a 24 anos, com os usuários femininos ocupando uma porcentagem um pouco maior.
A mídia 21st Century Business Herald (21 CBH) sintetizou uma série de plataformas e descobriu que os usuários devem primeiro convidar três amigos para ajudar dentro de 24 horas a fim de se qualificar para o evento. Como o tempo de viagem cobre o feriado do Dia de Trabalho, o preço também ficou mais atraente. Tomando como exemplo a plataforma Qunar.com, as passagens aéreas custam apenas 88 yuans, as passagens de trem custam apenas 66 yuans, e os destinos cobrem Chengdu, Hangzhou, Xi’an, Xiamen e outras cidades populares.
A política de reembolso do evento também é bem amigável. Se o usuário não estiver satisfeito com o destino sorteado, ele pode pedir um impulsionamento com outra conta para adicionar rotas opcionais ou escolher um reembolso total.
O preço dos bilhetes de viagens às cegas é bem abaixo dos bilhetes padrões. Alguns membros da indústria acreditam que a essência dos bilhetes desse evento é, na verdade, os bilhetes que sobraram, e a maioria não envolve rotas populares. O verdadeiro objetivo por trás do evento é a competição entre as grandes plataformas OTA (Over-the-Air Technology). Embora o sorteio seja apenas um bilhete de ida, pode impulsionar a venda de outros produtos como hotéis, bilhetes dos pontos turísticos e tickets de retorno da viagem.
Fonte: 21st Century Business Herald