Cultura

Fenômeno, Li Ziqi ganha mais de 900 mil seguidores em um único dia após três anos de ausência das redes

Li Ziqi
Fonte da imagem: Divulgação

Na tarde de 12 de novembro, a blogueira de vídeos Li Ziqi retornou às redes sociais após mais de três anos de ausência, lançando seu primeiro vídeo em todas as plataformas. Em menos de meia hora, o tema “Retorno de Li Ziqi” alcançou o topo dos tópicos mais pesquisados na rede chinesa, Weibo. Desde a nova publicação, o número de seguidores da influenciadora na plataforma chegou a 26,5 milhões, com um ganho de mais de 900 mil novos seguidores em 12 de novembro.

A blogueira também publicou um segundo vídeo, e diversos tópicos relacionados continuam entre os mais comentados. Além do Weibo, o conteúdo de Li Ziqi foi distribuído em plataformas como Douyin e Xiaohongshu (RED), onde também chegou aos assuntos mais pesquisados, dominando a audiência em todo o país.

Como uma das maiores influenciadoras no passado, Li Ziqi mantém um impressionante poder de engajamento. Seu primeiro vídeo de retorno acumulou mais de um milhão de curtidas em apenas três horas e, até as 22h, ultrapassou 100 milhões de visualizações. Antes de sua pausa, os vídeos de Li Ziqi alcançavam entre 50 e 60 milhões de visualizações.

No YouTube, a conta de Li Ziqi também foi atualizada simultaneamente, e os dois novos vídeos já ultrapassaram 300 mil visualizações. Durante o período de pausa, o canal continuou a crescer, chegando atualmente a mais de 20 milhões de seguidores — um aumento de mais de 5 milhões em relação aos 14,1 milhões registrados em fevereiro de 2021.

Ausência das redes

Segundo o portal de notícias chinês, Yicai, Li Ziqi parou de atualizar devido a um conflito com a empresa de MCN Microidea Technology, e seu último vídeo foi publicado em 14 de julho de 2021, que mostrava o processo de produção de sal. Em 2022, as duas partes chegaram a um acordo, mas Li Ziqi não atualizou seus vídeos. No primeiro vídeo de retorno, Li Ziqi declarou: “senti muita falta de vocês”. A resposta mais curtida nos comentários foi “A Imperatriz volta ao palácio”, enquanto alguns fãs comentaram que “estiveram sempre presentes” durante os 1.217 dias de sua ausência.

Li Ziqi era anteriormente uma das maiores blogueiras de culinária e estilo rural, e ganhou atenção em 2016 por causa de um vídeo de produção manual de macarrão Lanzhou. Em seguida, ela expandiu o alcance da produção de vídeos para o campo da cultura tradicional, incorporando técnicas tradicionais chinesas, como bordado de Sichuan e tingimento azul, na vida rural. Devido ao estilo de vídeo característico da cultura tradicional chinesa e da estética rural, ela também ficou famosa nas plataformas do exterior.

Em fevereiro de 2021, Li Ziqi quebrou o recorde mundial do Guinness para o “Canal em Chinês Mais Assinado do YouTube” com 14,1 milhões de assinaturas, e atualmente esse número atingiu 20 milhões. Mesmo durante o período de pausa, Li Ziqi ainda pode receber uma boa quantia de dinheiro de publicidade do YouTube com base no número de visualizações de seus vídeos.

Conflito com a MCN Microidea Technology

Li Ziqi começou a colaborar com a empresa de MCN Microidea Technology de Hangzhou em 2016. Sabe-se que as duas partes adotaram um modelo de divisão de receitas que separa a criação de IP e a monetização de produtos. Li Ziqi é responsável pelo conteúdo e criação da marca IP Li Ziqi, enquanto a agência MCN Microidea Technology é responsável pela promoção e monetização da marca de consumo Li Ziqi. Depois que os seguidores de Li Ziqi no Weibo ultrapassaram 10 milhões, a Microidea Technology de Hangzhou lançou a loja oficial Li Ziqi no Tmall em agosto de 2018, vendendo produtos como produtos culinários tradicionais locais como macarrão de arroz de caracóis de rio, pó de lótus, etc.

Em 2021, Li Ziqi parou de atualizar suas redes devido a um conflito com a Microidea Technology. No final de agosto de 2021, Li Ziqi publicou uma frase “O capital é realmente um bom meio” em sua conta de mídia social, que depois foi excluída, e logo depois anunciou que iria processar a Microidea Technology.

Em 27 de dezembro de 2022, a Microidea Technology publicou uma mensagem em sua conta oficial do WeChat dizendo que havia chegado a um acordo com Li Ziqi. Após o acordo, Li Ziqi recuperou seu controle na empresa. A Sichuan Ziqi Cultural Communication também sofreu mudanças em termos comerciais, e Liu Tongming, fundador da Microidea Technology, saiu da empresa Sichuan Ziqi Cultural Communication, a participação da Microidea Technology de Hangzhou na empresa caiu de 51% para 1%, e a participação de Li Ziqi na empresa aumentou de 49% para 99%.

Após o acordo, Li Ziqi não retomou as atualizações, mas também não desapareceu completamente da frente do público, ocasionalmente aparecendo na internet para fazer comunicações simples, até que hoje ela oficialmente voltou e atualizou com a publicação de dois novos vídeos.

Vale a pena mencionar que a equipe de Li Ziqi deve ter feito alguns preparativos para o retorno. De acordo com informações do Tianyancha, a empresa de Li Ziqi registrou com sucesso várias marcas comerciais este ano, incluindo as marcas “Ziqi” e “Li Ziqi”, abrangendo categorias como cerveja, alimentos convenientes, roupas, calçados, chapéus e bonés. A última marca foi registrada com sucesso em 7 de novembro.

Li Ziqi está atualmente associada a três empresas, incluindo a Sichuan Ziqi Cultural Communication, Estúdio Da Tu Tu e o Shanghai Chenxiangli Creative Planning Studio. Entre elas, a Sichuan Ziqi Cultural Communication foi fundada em julho de 2017, o representante legal e diretor executivo é Li Ziqi, o capital social é de RMB 1 milhão, e Li Ziqi e Pu Qianyun possuem 99% e 1% das ações, respectivamente.

Na opinião de Zhang Yi, fundador e CEO da iiMedia Research, durante o período em que Li Ziqi esteve ausente, blogueiros de culinária do mesmo tipo aprimoraram seus temas, elevando o nível de criação de conteúdo culinário. O mundo da culinária é grande, e Li Ziqi precisa encontrar seu próprio lugar, caso contrário, é fácil ser esquecida pelos fãs.

No entanto, os fãs no exterior podem ser um forte apoio para Li Ziqi. “Raramente os influenciadores chineses têm um apelo tão forte entre os fãs estrangeiros. Li Ziqi pode começar a trabalhar com sua enorme base de fãs no exterior, que é sua oportunidade e também um desafio”, acredita Zhang Yi.

Fonte: yicai.com